BAIRRO PIRATININGA

Comissão demanda estudos sobre mudança na sinalização viária e na rede de esgoto

Comunidade denuncia afundamento no solo na rua Ribeirão Preto e problemas no escoamento da água na Rua Anhembi

quarta-feira, 25 Abril, 2018 - 16:00
Vereador Cláudio da Drogaria Duarte e gestores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Regional Venda Nova, em visita técnica a vias do Bairro Piratininga

Foto: Lucas Pires

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta quarta-feira (25/4), visita técnica a duas vias do Bairro Piratininga, Região de Venda Nova. Na Rua Anhambi, apurou denúncias relativas ao afundamento do solo e, na Rua Ribeirão Preto, avaliou possibilidade de alterações no sistema viário local, com vistas à melhoria da drenagem das águas das chuva. No tocante à primeira visita, será encaminhado ofício à Copasa, a fim de averiguar a possibilidade de rompimento de uma rede de esgoto no local. Como encaminhamento da segunda, a BHTrans vai avaliar a possbilidade de mudanças na via. A atividade foi requerida pelo vereador Claudio Duarte (PSL). 

Quanto à reclamação de um dos moradores sobre o afundamento da Rua Anhambi, que comprometeu sua casa com trincas, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Rosemar Cosenzo Gea, e Farid Sales de Carvalho, da Coordenadoria de Ação Regional Venda Nova, pontuaram que o próprio morador elevou a altura do passeio de sua residência e o meio-fio ficou abaixo do passeio, mas que a altura do meio-fio está normal. Ele sugeriu que tão logo a Secretaria finalize a operação tapa-buracos em toda a cidade, atendendo às prioridades, retornará ao local para aplicar uma massa no calçamento e nivelar a via.

Na visita à Rua Ribeirão Preto, a comunidade reivindicou a alteração da localização de um quebra-molas na rua, que está represando a água das chuvas, que acaba invadindo residências do entorno. Segundo o gerente de Obras de Venda Nova, Ricardo Lima, um dos portões existentes na residência estaria em sitaução irregular. De acordo com as normas técnicas, pode haver somente uma entrada a cada 6m de distância de um portão para o outro e essa determinação não foi cumprida. Além disso, o passeio também estaria irregular.

Sendo assim, conforme explicaram os gestores, caso o morador decida pela retirada do quebra-molas do trecho atual, terá, obrigatoriamente, que ser notificado, quebrar o passeio e fechar um dos portões. “Essa não seria a melhor solução, pois o morador abriu o portão após a instalação do quebra-molas e por isso a água fica represada e adentra sua residência”, esclareceu. Lima salientou, ainda, que no caso da implantação de uma rede de drenagem na via, o passeio teria que ser corrigido e ficaria mais alto que o portão na parte de dentro. “Transferir o quebra-molas não resolverá o problema. Para a água não invadir a residência, a solução seria o morador altear o meio-fio e refazer o passeio, de acordo com a altura padrão”, concluiu.   

Encaminhamentos

Quanto à Rua Anhambi, onde há registro de afundamento do solo, o vereador Cláudio Duarte, que requereu a visita, informou que será encaminhado ofício à Copasa, a fim de se verificar se há algum rompimento na ligação do esgoto do morador até o ponto da Copasa na rua e para que seja feita a devida correção. Vale ressaltar que o trânsito é intenso na via, onde circulam duas linhas de ônibus.

No que se refere à Rua Ribeirão Preto, onde o quebra-molas está acumulando a água das chuvas e onde foi constatada irregularidade na construção de um dos portões de uma residência, o morador será orientado a fazer adequações. Será encaminhado, ainda, ofício à BHTrans, para que seja feito um estudo a fim de verificar a possibilidade de transferência do quebra-molas para outro local e para que seja analisada a viabilidade de instalação de um segundo redutor de velocidade na localidade. 

Superintendência de Comunicação Institucional