PRESTAÇÃO DE CONTAS

Alexandre Kalil apresentou balanço da administração municipal em 2017

Prefeito destacou relavância da parceria com a Câmara para a melhoria das políticas públicas em Belo Horizonte

sexta-feira, 23 Março, 2018 - 15:15

Foto: Karoline Barreto / CMBH

Conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara, que determinam a apresentação de relatório sobre a situação dos assuntos municipais em até 60 dias após o início da sessão legislativa, o presidente da Câmara, vereador Henrique Braga (PSDB), recebeu o prefeito Alexandre Kalil, na manhã desta sexta-feira (23/3). Após expor de forma resumida o balanço do primeiro ano de sua gestão, o chefe do Executivo Municipal respondeu as perguntas dos parlamentares sobre os avanços obtidos, sobretudo nas áreas de educação, saúde e segurança.

Acompanhado pelos secretários municipais e pelo vice-prefeito, Paulo Lamac, Kalil destacou que, mesmo com a redução de receitas em 2017, sua gestão assegurou diversos avanços na prestação de serviços públicos, baseada na premissa de “governar para quem precisa” e “fazer funcionar com qualidade”. Com a adoção de medidas como a reforma administrativa, a renegociação de contratos e a revisão de projetos, Kalil disse que foi possível economizar R$120 milhões em 2017, o que possibilitou a continuidade da execução de políticas públicas voltadas para a população.

O prefeito elogiou a atuação do Legislativo Municipal que, segundo ele, vem cumprindo sua função de forma colaborativa e responsável, e deu grande ênfase para a capacitação e dedicação de sua equipe de Secretários, o que considera como fundamental para uma gestão bem sucedida. Após a fala de Kalil, o microfone foi aberto para os parlamentares, que tiveram três minutos para se manifestar.

Educação e Saúde

Considerada como prioridade pela sua gestão, Kalil respondeu ao vereador Álvaro Damião (PSB) sobre os avanços obtidos na educação municipal. Em 2017, foram ofertadas mais de sete mil novas vagas na Educação Infantil e entregues duas Unidades de Educação Infantil (Umeis). Além da nomeação de mais de mil professores, também foram atendidos mais de 54 mil estudantes na Escola Integrada. “Caminhamos a passos largos, porque investir na educação não é apenas construir escolas, mas, sobretudo, garantir uma educação de qualidade para a geração futura”, concluiu Kalil.

Interrogado pelo vereador Irlan Melo (PR) acerca dos investimentos na saúde básica do município, o prefeito informou que, em 2017, a Capital obteve o maior investimento de sua história na área da saúde pública. O grande destaque fica por conta do funcionamento de 100% do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, com 385 leitos disponíveis. A realização de reformas em 41 centros de saúde e a construção do Centro de Saúde Santa Mônica II, a entrega das obras do Complexo de Saúde do Barreiro, a criação da Unidade Transitória de Acolhimento Infanto-Juvenil e do serviço de hospitalidade noturna no Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami) também foram destacadas por Kalil.

Plano Diretor e Segurança

Já o vereador Pedro Patrus (PT) solicitou ao prefeito uma previsão de quando o Plano Diretor será encaminhado para a Câmara, alertando sobre a necessidade de uma construção feita em conjunto com os parlamentares. Kalil informou que o projeto, que deverá ser encaminhado à Casa até junho deste ano, já está em fase final de revisão, e salientou a importância da participação dos parlamentares na melhoria e adequação do texto às necessidades sociais.

Em sua fala, o vereador Osvaldo Lopes (PHS) perguntou sobre a segurança pública no município, frente à situação de criminalidade vivida pelo país. De acordo com Kalil, em 2017, Belo Horizonte foi a única capital do país que apresentou queda na criminalidade. Ações implementadas pela gestão, como os programas Viagem Segura e Operação Sentinela, a renovação da frota de viaturas e as intervenções em áreas de concentração de usuários de droga resultaram na queda de 16,3% nos crimes violentos da Capital, comparado com 2016.

Parceria

O vereador Wellington Magalhães (Podemos) lamentou a ausência da grande maioria dos vereadores na reunião especial, lembrando que a ocasião favorece um amplo debate por parte do Legislativo e Executivo, tão importante para a cidade. Por sua vez, o presidente Henrique Braga destacou a parceria que foi feita com Kalil no início da gestão, por uma política voltada para o desenvolvimento de Belo Horizonte. “Não tenho dúvidas de que tudo que foi acordado naquela época está sendo colocado em prática por esta gestão, sempre buscando o melhor para a cidade e o povo belo-horizontino”, concluiu Braga.

Kalil reafirmou que possui uma das equipes mais bem preparadas do país e admitiu ter um grande respeito pela oposição, que, segundo ele, “cumpre bem o seu papel”, e ressaltou o papel da Câmara como lugar do dissenso, do debate e da busca conjunta das melhores soluções para a cidade. 

Superintendência de Comunicação institucional

[flickr-photoset:id=72157694810742645,size=s]