CENTRO DE SAÚDE

Usuários elogiam atendimento prestado em unidade do Bairro Salgado Filho

O espaço físico, no entanto, é insuficiente para atender a demanda. Relatório da vistoria será enviado à Prefeitura

sexta-feira, 23 Fevereiro, 2018 - 16:45

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, na manhã desta sexta-feira (23/02), visita técnica ao Centro de Saúde Salgado Filho, localizado na região Oeste da Capital. Usuários elogiaram o atendimento prestado pelos profissionais da unidade, mas foi constatada a necessidade de ampliação do espaço físico, considerado insuficiente para atender a demanda. Requerente da atividade, o vereador Irlan Melo (PR) afirmou que relatório com as principais necessidades apuradas será encaminhado à PBH, no intuito de favorecer a correção dos problemas.

O Centro de Saúde Salgado Filho conta com cinco equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF) e 23 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), responsáveis por realizar visitas domiciliares com fins de prevenção, orientação e acompanhamento da saúde dos moradores, encaminhando-os para o agendamento de consultas e tratamentos, quando necessário. Com 22 mil usuários cadastrados, a unidade também disponibiliza duas equipes completas de saúde bucal, além de atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Usuário do centro de saúde há cerca de 10 anos, Elpídio Novais conta que sempre foi muito bem atendido pela equipe de profissionais. “Às vezes faltam alguns medicamentos, mas sempre consigo ser atendido, mesmo em casos de urgência, e a marcação de consultas não são demoradas. Os funcionários são atenciosos e muito dedicados”, concluiu.

Ampliação

Gerente do equipamento, Adjany Teixeira explicou que as instalações frequentemente passam por reparos e manutenção. No entanto, apesar de possuir o espaço físico amplo, o tamanho do local não é considerado suficiente para atender a demanda.

Obras de ampliação da unidade foram conquistadas pela comunidade no Orçamento participativo de 2015, mas ainda não teriam sido implementadas.

Encaminhamentos

Irlan Melo elogiou a qualidade do atendimento prestado à população, no entanto, reconheceu a necessidade de requalificação do espaço. Diante disso, o parlamentar afirmou que vai encaminhar ofício à PBH, indicando as principais carências levantadas, além de solicitar informações acerca do cronograma para execução do projeto de ampliação da unidade.

Superintendência de Comunicação Institucional