AUDIÊNCIA PÚBLICA

Alteração nas políticas de gestão da Prodabel entram em debate no Legislativo

Gerenciamento de dados do Município, situação dos servidores e contratação de empresa privada estarão entre os temas abordados 

sexta-feira, 16 Fevereiro, 2018 - 19:00
Fachada do prédio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)

Foto: Portal PBH

A atual situação da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), incluindo as alterações ocorridas no gerenciamento de dados e informações do Município, as políticas de contratação de pessoal e a recente demissão de 14 servidores, entre outras questões, serão temas de debate público na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta segunda-feira (19/2). Para facilitar a participação dos interessados, o encontro será realizado às 19h, no Plenário Amynthas de Barros.

De acordo com o membro titular da comissão e requerente da audiência, vereador Gilson Reis (PCdoB), a promoção do debate se justifica em virtude da importância de se discutir publicamente a gestão da Tecnologia de Informação na capital mineira e o uso desses recursos de forma mais ágil e eficiente pela Prefeitura. Outra preocupação do parlamentar se refere às políticas de contratação de funcionários e à perda de expertise ocasionada pela recente demissão de 14 empregados públicos. A situação destes funcionários e a realização de pregão para a contratação de uma empresa para desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo o aporte financeiro e os custos envolvidos na operação, também deverão ser abordados durante o encontro.  

Entre os itens a serem questionados pelo vereador, também autor de um pedido de informação sobre o tema, estão o quantitativo de cargos de contratação ampla, quantos estão preenchidos atualmente e quais as funções e salários destes ocupantes; os motivos e critérios utilizados para a demissão dos servidores e a ausência de empregados públicos de carreira na composição da direção da empresa, além das motivações e custos da contratação prevista da empresa privada.

Convidados

Para participar da audiência e prestar esclarecimentos ao Legislativo Municpal, são aguardados o Diretor-Presidente da Prodabel, Leandro Garcia; o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, João Carlos Gontijo de Amorim; e representantes do Sindicato de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindados/MG).

O evento é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional