LAGOINHA

Lixo, falta de iluminação e ocupação irregular em ponto de ônibus no hipercentro

Segundo a Regional Centro-Sul, soluções para os desafios serão encaminhadas em reuniões com órgãos municipais

terça-feira, 19 Dezembro, 2017 - 13:15
Vereador Cláudio da Drogaria Duarte em visita técnica à Av. do Contorno (Centro), onde instala-se ocupação

Foto: Karol Barreto / CMBH

Usuários do ponto de ônibus que fica na Avenida do Contormo, entre a Rodoviária e a Estação Lagoinha, no hipercentro, reclamam do acúmulo de lixo e da falta de iluminação no local. O espaço também está ocupado por pessoas em situação de rua, que sem tem onde morar, acampam na região. Além dos passageiros, a situação tambem incomoda motoristas e agentes de bordo que trabalham nas linhas 104, 1030 e 9031, e que têm ali seu ponto final. Esses e outros problemas foram constatados em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, ocoorida nesta terça-feira (19/12), por requerimento do da pelo vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN). 

Lixo, assaltos devido a falta de iluminação, condições insalubres em ponto de apoio com banheiros e refeitório depredados e área ocupada por população em situação de rua foram o cenário encontrado pela Comissão de Saúde em visita técnica, motivada por reclamações de motoristas e passageiros. “A prefeitura limpa a sujeira acumulada, mas constantemente surgem acampamentos, situação que persiste há mais de um ano”, contou um motorista.

Outro problema apurado na visita foi a falta de acessibilidade e o não funcionamento de uma das escadas rolantes da Estação Lagoinha, que hoje somente permite a subida.

Encaminhamentos

Segundo o gerente de Ação Regional Centro-Sul, Luiz Fernando Libânio, as condições verificadas serão informadas a representantes de outros órgãos, em reunião realizada semestralmente, para debater a situação da Estação Lagoinha. Participarão da reunião a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), BHTrans, Regional Centro-Sul, Regional Nordeste, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Retomaremos um projeto relativo à limpeza e à pintura interna do local. A iluminação externa já foi melhorada, por solicitação da BHTrans junto à Sudecap”, destacou.

Quanto ao elevador e à escada rolante, a BHTrans informou que deve-se apurar de quem é a responsabilidade pela manutenção desses equipamentos.

Ao final da vistoria, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que requereu a visita, informou que a Comissão solicitará ao poder público limpezas periódicas do espaço e que seja avaliada a possibilidade de atendimento aos moradores de rua lá instalados, e de remoção dos mesmos para local adequado, para que tenham dignidade. “A Comissão de Saúde irá encaminhar um ofício às devidas pastas, pedindo intervenções e melhorias nesse sentido. Vamos aguardar as devidas respostas e, logo que tenhamos ações implementadas, daremos um retorno ao cidadão”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157663803245468,size=s]