TRÂNSITO NO CACHOEIRINHA

Para reduzir acidentes, moradores defendem mudanças na sinalização

Comunidade reclama da imprudência de motoristas no cruzamento das Ruas Javari e Descalvado. Comissão solicitará estudo à BHTrans 

terça-feira, 28 Novembro, 2017 - 13:45
Vereador e representantes da BHTrans e comunidade, em visita ao cruzamento das ruas Javari e Descalvado, no Bairro Cachoeirinha

Rafa Aguiar / CMBH

Em função dos constantes acidentes na esquina das Ruas Javari e Descalvado, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste, moradores e comerciantes cobraram mudanças na sinalização e a instalação de câmeras para desestimular atos de impurdência por porte dos motoristas. As reivindicações formam apresentadas nesta terça-feira (28/11), em vistia técnica realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. No intuito de contribuir para a redução dos acidentes, o requerente da atividade, vereador Rafael Martins (PMDB), solicitará à BHTrans um estudo técnico do trecho, a fim de que possa ser dada uma resposta efetiva à população.

Conforme o analista de Transporte da Administração Regional Nordeste, Temístocles Presotti Rodrigues, o cruzamento das Ruas Javari e Descalvado é muito movimentado, sendo frequentes os registros de infrações no local, o que coloca em risco a segurança de pedestres e motoristas. Ainda de acordo com ele, para fazer frente ao problema, já foram implantados no local um redutor de velocidade em cada extremidade da via e sinalização de faixas de parada obrigatória.

Faixas de parada obrigatória

Na oportunidade, o especialista informou que foi encaminhado à BHTrans um pedido de um morador e do vereador Rafael Martins para que seja feita manutenção da pintura das faixas de parada obrigatória no chão. Para ele, entretanto, o principal problema é o desrespeito dos motoristas à sinalização.

Quando questionado sobre a mudança de localização das faixas de parada obrigatória, Presott, ressaltou a importância da permanência da faixa naquele trecho, à frente do redutor de velocidade. De acordo com ele, caso não existisse a placa, na descida da via, o motorista não pararia e sim seguiria em maior velocidade, aumentando, assim, o risco de acidentes.

Quanto à mudança dos atuais quebra-molas para um ponto mais próximo da esquina entre as duas vias, informou que essa distância é uma determinação do Contran, assim como a exigência da circulação de um número mínimo de veículos por hora, para a instalação de um semáforo. Outra sugestão apresentada foi a colocação de uma faixa de pedestres no local.

Embora os moradores presentes na visita tenham afirmado que os acidentes ocorram no cruzamento quase semanalmente, o representante da BHTrans informou que desde 2010, apenas nove caso teriam sido registrados. 

Encaminhamentos

Conforme avaliou o vereador Rafael Martins, apesar de sinalizado, recorrentemente acontecem acidentes no trecho. Nesse sentido, avalia o parlamentar, algum tipo de intervenção precisa ser feita, seja a instalação de um semáforo, a mudança do sentido da faixa de parada obrigatória ou a fiscalização de veículos que estacionam no local. “Solicitaremos à BHTrans um estudo técnico do trecho, esquina da Rua Javari com Rua Descalvado, a fim de que possa ser dada uma resposta efetiva à população e para que sejam reduzidos os acidentes frequentes na região”, concluiu o parlamentar.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157663099909708,size=s]