DIREITOS HUMANOS

Comissão foi à ALMG discutir alternativas contra violação de direitos

Situações de violências policial registradas em Belo Horizonte serão debatidas com o comando da PM

quarta-feira, 30 Agosto, 2017 - 16:30
Vereadores e deputado estadual em reunião na ALMG

Foto: Roberto Almeida/CMBH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de BH foi à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30/8). O objetivo foi discutir novas alternativas para o combate à violação de direitos na capital, especialmente aquelas ligadas a situações de violência policial. A visita técnica foi requerida pelos vereadores Áurea Carolina (Psol), Gabriel (PHS) e Pedro Patrus (PT) e teve como desdobramento a proposição de uma agenda de reuniões com deputados e representantes da Polícia Militar.  

Uma vez que a gestão das atividades da PM é de responsabilidade do governo estadual – poder submetido à ação fiscalizatória dos deputados – o estreitamento dos laços entre as Comissões de Direitos Humanos da Câmara de BH e da ALMG pode fortalecer a luta contra a violação de direitos na capital. Esse é o entendimento de Áurea Carolina e de Pedro Patrus, que foram recebidos pelo deputado Cristiano Silveira (PT), presidente da comissão na Assembleia, junto ao qual definiram a realização de pelo menos duas reuniões.  

A primeira delas, de cunho preparatório, vai reunir os membros das Comissões de Direitos Humanos das duas Casas para a discussão das demandas recebidas pela Câmara Municipal no âmbito da proteção de direitos e do tratamento de questões relativas à violência policial em BH. Na sequência, a proposta é que o tema seja debatido, com a participação de vereadores e deputados, em reunião com o Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

A data das reuniões ainda não foi definida.

Superintendência de Comunicação Institucional