PARQUE NO SÃO JOSÉ

Terreno que deveria abrigar área verde recebe lixo e ocupação irregular

Segundo a Regional Pampulha, local receberá serviço de limpeza no mês de agosto. PBH não informou prazo para a implantação do parque

quinta-feira, 27 Julho, 2017 - 19:45
Visita técnica ao local que receberá o Parque Ecológico Jardins São José

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Um terreno vizinho à Escola Estadual Guia Lopes, no Bairro São José, que deveria abrigar um parque ecológico, tem servido como local para descarte ilegal de lixo. Parte da área, que fica nas proximidades da Avenida Itaú, é ocupada irregularmente por moradores. Para tratar do tema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, acompanhada pela prefeitura e por moradores da região, realizou visita técnica ao local. A PBH informou ao vereador Rafael Martins (PMDB), requerente da visita, que parte do terreno, utilizado como via de acesso por estudantes da Guia Lopes e por moradores da área, será limpa ainda no mês de agosto.

A implantação do Parque Ecológico Jardins São José foi uma conquista dos habitantes da região obtida por meio do Orçamento Participativo (OP) 2007/2008 que nunca se efetivou. O plano regional de empreendimentos do OP daquele biênio informa que trechos da Avenida Itaú, da Rua Barão de Camargos e da Rua da Ressurreição seriam desapropriados para receber o parque. O equipamento público deveria contar com quadra de vôlei, playground, sala de administração, instalações sanitárias masculina e feminina, guarita, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e jogos.

A diretora da Escola Estadual Guia Lopes, Eliana Maria Pereira de Avelar Leite, conta que um profissional da empresa contratada pela PBH para executar as obras de implantação do parque chegou a comparecer à unidade de ensino para apresentar o projeto que seria realizado. No entanto, alguns meses depois, as obras foram paralisadas e assim continuam até hoje. De acordo com a educadora, a quadra esportiva seria utilizada pelos alunos da escola, que não conta com um equipamento esportivo nos padrões estipulados pela PBH. Ainda segundo Eliana, alunos já foram furtados no terreno que deveria abrigar o parque.

O abandono do local também gera riscos sanitários para a região. Mato alto, mau cheiro, entulhos, ratos e outros vetores de doenças são comumente encontrados no local. Além disso, parte da área é usada por usuários de drogas. De acordo com Eliana, pais de alunos já se mobilizaram para limpar o terreno, mas a deposição ilegal de lixo é constante e a área voltou a abrigar entulhos e outros rejeitos.

Desapropriações

Parte da área que irá abrigar o parque já foi desapropriada pela prefeitura. No entanto, há famílias que alegam morar no local há cerca de 30 anos e dizem não ter recebido qualquer indenização. O vereador Rafael Martins afirmou que irá intermediar o processo de desapropriação para que os moradores recebam as indenizações devidas e o projeto para a implantação do parque possa ser executado.

A Administração Regional Municipal Pampulha informou que no mês de agosto será realizada a limpeza de parte da área que vai abrigar o Parque Ecológico Jardins São José. O local que será beneficiado com o serviço de limpeza está localizado no final da Rua Dom Ferrão e é utilizado por alunos da Escola Estadual Guia Lopes como via de acesso à unidade de ensino.

Superintendência de Comunicação Institucional