AUDIÊNCIA PÚBLICA

Regulamentação de guardadores e lavadores de carros será tema de debate

De acordo com o sindicato da categoria, o processo de novos cadastramentos estaria suspenso pela administração do município

sexta-feira, 7 Julho, 2017 - 15:00
flanelinha

Foto: Divulgação CMBH

A atuação dos lavadores e guardadores de carros nas vias do município será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima segunda-feira (10/7), às 10h, no hall de entrada principal do prédio do Legislativo. De acordo com o requerente, vereador Osvaldo Lopes (PHS), o objetivo é discutir a regulamentação do processo de cadastramento da classe para melhor aproveitamento dos serviços prestados.

Atualmente, cerca de 1.100 pessoas estão cadastradas para exercer suas atividades na capital. Entre as regras do programa, está previsto que o lavador, como prestador de serviço, pode negociar com o motorista o valor a ser cobrado pela limpeza do veículo. Já o serviço de guardador é voluntário, sendo facultativa a contribuição. Como forma de ordenamento do espaço público, os profissionais devem atuar nos logradouros definidos e manter seus materiais organizados. Para conferir o respeito às normas, equipes de acompanhamento percorrem diariamente as vias. Aqueles que desobedecem são advertidos e podem até perder a autorização.

O presidente do Sindicato dos Lavadores, Guardadores e Manobristas de Carro (Sintralamac), Martim dos Santos, informou que “o processo de credenciamento para novos trabalhadores está suspenso, desde que a nova gestão assumiu a administração do município”.  

Foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes das Secretarias Municipais Adjunta de Regulação urbana e de Segurança Urbana e Patrimonial, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da BHTrans e do Sintralamac.

Superintendência de Comunicação Institucional