AUDIÊNCIA PÚBLICA

Degradação da linha ferroviária sob controle do grupo Vale entra em pauta

Comissão quer informações sobre o trecho operado pela VLI Logística na Região Leste da capital

terça-feira, 6 Junho, 2017 - 19:00
trecho de estrada ferroviária no Bairro Horto. Região Leste da capital

Foto: Divino Advincula/ Portal PBH

Mobilizadas em favor da revitalização da região e preocupadas com a segurança dos moradores, lideranças comunitárias dos mais diversos bairros da Região Leste da capital denunciaram a situação de abandono da linha ferroviária controlada pelo grupo Vale no local. Sob domínio da VLI Logística, o trecho questionado integra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que incorporou a malha privatizada da Rede Ferroviária Federal. Para discutir o tema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará audiência pública, na próxima quinta-feira (8/6), a partir das 19h30, na Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira (Rua Itaituba, 12, Bairro São Geraldo).

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Carlos Henrique (PMN) explica que a intenção é apurar as condições de degradação da ferrovia e buscar respostas para os “sérios riscos de acidentes aos transeuntes”, alerta o parlamentar. O vereador também deve cobrar esclarecimentos sobre o andamento de obras previstas em convênio firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Vale S.A em 2010.

Foram convidados para a audiência os secretários municipais de Governo, Paulo Lamac, e de Planejamento, Orçamento e Informação, André Reis, assim como representantes da BHTrans e da empresa VLI Logística/ Vale S.A.

Superintendência de Comunicação Institucional