VISITA TÉCNICA

Em pauta, manutenção e segurança dos Parques Lagoa do Nado e Telê Santana

Usuários dos equipamentos reclamam da falta de capina e de iluminação, além da presença de usuários de drogas

terça-feira, 23 Maio, 2017 - 12:15
Parque Lagoa do Nado

Foto: Portal PBH

O estado de conservação dos Parques Municipais Telê Santana, no Bairro Rio Branco (Venda Nova), e Fazenda Lagoa do Nado, no Bairro Itapoã (Pampulha), será verificado em visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na quinta-feira (25/5), às 9h. Relatos dos usuários apontam precariedade de instalações físicas, falta de manutenção e insegurança causada pelo consumo de drogas. Solicitada pelo vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), a visita contará com a presença de representantes da prefeitura.

Segundo o parlamentar, na Lagoa do Nado (foto acima), frequentadores pedem melhorias na iluminação e nos banheiros, além de alteração do horário de funcionamento. Já no Parque Telê Santana (foto abaixo), há a necessidade de colocação de cerca e capina. A existência de animais peçonhentos e a utilização do espaço por usuários de drogas estariam afastando os visitantes.

Foram convidados para a visita representantes da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Administração Municipal Regional Venda Nova, Administração Municipal Regional Pampulha, AMIB, Sudecap e SLU.

História

Implantado por meio do Orçamento Participativo de 2005/2006, o Parque Telê Santana foi inaugurado em 2008. Possui uma área aproximada de 30.600 m², com campo de futebol de areia, arquibancada e vestiários.

A Fazenda Lagoa do Nado tem área de aproximadamente 311 mil m², sendo implantado em 1994. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar, que circunda uma lagoa de 22 mil m², formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do Córrego Vilarinho, que deságua no Ribeirão do Onça, unindo-se ao Rio das Velhas, integrante da Bacia do Rio São Francisco.

Superintendência de Comunicação Institucional