AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir criação de plano estratégico para a região da Pampulha

Medida prevê diretrizes para conservação e valorização da região

segunda-feira, 22 Maio, 2017 - 14:45
Foto: Carlos Avelin / Portal PBH

Foto: Carlos Avelin / Portal PBH

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco há quase um ano, a Pampulha ainda enfrenta problemas como o mau cheiro na Lagoa, a falta de segurança pública e de proteção de imóveis tombados, como a Igrejinha, alvo de pichações. Propondo a elaboração de um plano estratégico para a região, o vereador Fernando Borja (PT do B) solicitou a realização de audiência pela Comissão de Administração Pública. Marcada para a próxima quarta-feira (24/5), às 9h, no Plenário Juscelino Kubitschek, a reunião vai receber representantes da prefeitura e da Polícia Militar.

De acordo com o requerente, a inegável vocação turística, cultural e de lazer da região precisa ser organizada de modo a determinar o uso consciente deste patrimônio na vida coletiva. Principal ponto turístico de Belo Horizonte, estima-se que a região da Lagoa da Pampulha e entorno receba nos finais de semana uma população flutuante, que varia entre 30 mil e 100 mil visitantes, atraídos pelos equipamentos turísticos do Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário do Rio São Francisco, Parque Ecológico da Pampulha, Parque Guanabara, conjunto arquitetônico, orla da Lagoa da Pampulha, clubes recreativos, Mineirão, Mineirinho, praças e ciclovias. As possibilidades de prática de esporte ao ar livre e contato com a natureza também fazem da Pampulha um ponto de referência para as famílias belo-horizontinas.

Essa riqueza, no entanto, vem sendo utilizada de forma desordenada, ameaçando a manutenção das vivências buscadas pelos visitantes, o que justifica uma discussão mais profunda para a região. A elaboração do plano estratégico pretende estabelecer diretrizes nas áreas de proteção, conservação e valorização, o que é imprescindível para definir normas de uso e ocupação.

Para debater e construir soluções conjuntas para este planejamento foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, do Centro de Controle de Zoonoses, da Fundação Zoobotânica, do Comando da 17ª Cia do 34º Batalhão da PMMG, da Belotur, além dos vereadores Álvaro Damião (PSB) e Marilda Portela (PRB). 

Superintendência de Comunicação Institucional