CULTURA

Vereadores vão debater criação de Centro de Referência Indígena

Proposta prevê a instalação de um espaço para acolhimento e auxílio aos indígenas que vivem em espaço urbano

segunda-feira, 17 Abril, 2017 - 18:15
Comissão de Educação e Cultura. Reunião Extraordinária. Plenário Camil Caram

Foto: Abraão Bruck/ Câmara de BH

Dados do IBGE indicam que mais de 36% da população indígena do Brasil vive em centros urbanos. Em Belo Horizonte, a comunidade indígena chega a 3,5 mil pessoas vivendo de forma dispersa em diversos bairros das nove regiões da cidade. Somadas a elas, outras centenas de indígenas vivem em municípios da região metropolitana, muitas vezes em situação de extrema vulnerabilidade. Em atenção a isso, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará audiência pública para debater a criação de um Centro de Referência Indígena na capital. O encontro foi aprovado em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (17/4).

Pataxó, Aranã, Xacriabá, Krenak, Pankararu, Tupiniquim, Maxacali, Peri. São muitos os povos indígenas que vivem em Belo Horizonte e região metropolitana que, no entanto, contam com pouca atenção do poder público. “É crescente a população indígena vivendo no município em situação de grave vulnerabilidade social”, alertou a vereadora Cida Falabella (Psol), autora do requerimento para a audiência, afirmando a necessidade de formular políticas culturais que contemplem essa população.

Nessa perspectiva, a parlamentar propôs a realização de audiência pública para discutir um possível Centro de Referência Indígena, que funcione não apenas como casa de passagem e de acolhimento para essas pessoas, “mas também como espaço de fomento e valorização da cultura dos povos originários”. A vereadora explicou que a proposta tem sido discutida por movimentos e entidades ligadas ao tema, e que é importante ampliar o diálogo, envolvendo representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Federal, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Políticas Sociais.

Participaram da reunião a vereadora Cida Falabella (Psol) e os vereadores Arnaldo Godoy (PT) e Gilson Reis (PCdoB).

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157682624240336,size=s]