VISITA TÉCNICA

Vereadores vão ao Jardim Zoológico verificar condições dos animais

Denúncias apontam problemas na adequação de recintos, que prejudicam a saúde e o bem estar de seus habitantes

quarta-feira, 19 Abril, 2017 - 19:00

Foto: Portal PBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará visita técnica na próxima terça-feira (25/4) à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, com a finalidade de verificar as condições dos recintos e sua adequação às necessidades dos animais. A solicitação da fiscalização in loco foi justificada pela existência de denúncias referentes a más condições de vida, desconforto e sofrimento enfrentados por diversos espécimes mantidos no local, em decorrência de problemas estruturais em seus espaços. A atividade terá início às 9h na portaria do Zoológico, situada à Av. Otacílio Negrão de Lima, nº 8000, na Pampulha.

De acordo com o vereador Gabriel (PHS), que solicitou a visita, ao longo dos últimos anos foram registradas diversas reclamações e alertas em relação à inadequação dos espaços reservados aos animais, muitas vezes com dimensões limitadas para o grande porte de animais silvestres e exóticos. A título de exemplo, o parlamentar mencionou a denúncia apresentada por Dália Rizel Nogueira, que registrou a extrema dificuldade de um dos elefantes deixar a área destinada ao tratamento, uma vez que as barras de contenção são fixadas em altura totalmente incompatível com o tamanho do animal. Segundo ela, é visível o sofrimento causado, uma vez que o elefante tem que praticamente se arrastar para retornar à área já bastante restrita do seu recinto.

Segundo o vereador, a visita torna-se ainda mais oportuna em face do encerramento, no último dia 15 de abril, do contrato entre a prefeitura e a empresa terceirizada que fornecia 78% da mão de obra utilizada em todo o equipamento, o que poderá ocasionar inclusive seu fechamento. Diante dessas circunstâncias, Gabriel ressaltou a necessidade de uma fiscalização permanente por parte do Legislativo Municipal, de forma a garantir que os animais, que já vivem confinados, não sofram em razão da inércia do poder público, devendo ser garantidos os cuidados para manutenção de seu bem estar e dignidade.

Questionamentos

Durante a visita técnica, os representantes da Fundação Zoo-Botânica deverão apresentar aos parlamentares, entre outras, as seguintes informações: 1) Os recintos dos animais são adequados ao seu tamanho? 2) A limitação de espaço pode comprometer a saúde desses animais? 3) É recomendável a manutenção de animais silvestres e exóticos em recintos nos moldes em que atualmente são concebidos? 4) Qual a taxa de óbito de animais nos últimos três anos e quais as causas dessas mortes? O relator da visita técnica será o vereador Osvaldo Lopes (PHS).

Para participar da atividade, foram convidados, entre outros, o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte; representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Escola de Veterinária da UFMG; e o veterinário-chefe responsável pelo cuidado dos animais do zoológico.

Superintendência de Comunicação Institucional