PARLAMENTO JOVEM

Trabalhos do projeto em 2017 serão oficialmente abertos na quarta (26/4)

Neste ano, os estudantes do ensino médio vão discutir “Educação Política nas Escolas”, orientados por alunos de graduação

segunda-feira, 24 Abril, 2017 - 16:15

Foto: Divulgação CMBH

A etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2017 será aberta na próxima quarta-feira (26/4), às 14h, na Câmara de BH, com palestra do professor de Direito da UFMG, José Luiz Quadros de Magalhães. Estudantes do ensino médio da rede estadual (E.E. Cândido Portinari e E.E. Professor Morais) vão discutir neste ano o tema “Educação Política nas Escolas”, com atividades de formação, oficinas, elaboração e votação de propostas. Os encontros mensais acontecem no próprio Legislativo Municipal e nas escolas, com a orientação de alunos de graduação da PUC Minas e servidores.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política, voltado a estudantes do ensino médio e superior, por meio do qual os participantes podem conhecer o funcionamento dos Legislativos Municipal e Estadual, bem como os principais instrumentos de intervenção democrática na vida pública. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceira com a PUC Minas e as câmaras municipais de diferentes partes do estado, dentre elas a de BH, sob a coordenação da Escola do Legislativo.

A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, os alunos discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema em questão. As proposições são encaminhadas para a apreciação das Comissões de Participação Popular da Câmara de BH e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nas etapas municipal e estadual do projeto, respectivamente.    

São esperados na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga (PSDB), a presidente da Comissão de Participação Popular, vereadora Áurea Carolina (Psol), além dos coordenadores do PJ e estudantes universitários da PUC Minas, que serão monitores do projeto.

Superintendência de Comunicação Institucional