AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demora na conclusão de obra em praça no Bairro Liberdade é criticada por comunidade

O andamento das intervenções na Praça Brandão Amorim será debatido na noite da próxima terça-feira (11/4) na Câmara Municipal

sexta-feira, 7 Abril, 2017 - 18:30

Imagem: Google StreetView

A reforma da Praça Brandão Amorim, no Bairro Liberdade, Regional Pampulha, será tema de debate na Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na noite desta terça-feira (11/4). Utilizada para o lazer e prática de atividades físicas das famílias e das crianças da região, a área verde, localizada entre as ruas Intendente Câmara e Frei Manoel da Cruz, próximo à Avenida Izabel Bueno, aguarda a conclusão das intervenções desde fevereiro de 2015. Para facilitar a participação popular, a audiência pública será às 19h, no Plenário Helvécio Arantes.

De acordo com o requerente, Professor Wendel Mesquita (PSB), o atraso na reforma vem causando transtornos à comunidade local, tendo em vista que a praça sempre foi utilizada como área de lazer e também para a prática de exercícios físicos nos aparelhos de ginástica instalados no local. De acordo com moradores dos Bairros Liberdade e Jaraguá, próximos à área verde, a revitalização do espaço teve início em outubro de 2014; o término, previsto para fevereiro de 2015, foi adiado posteriormente para o dia 24 de agosto do mesmo ano. Entre os serviços prometidos estavam a restauração das calçadas, instalação de pisos intertravados e bebedouros na área da Academia a Céu Aberto, criação de novos canteiros, pisos emborrachados na área do playground, substituição dos bancos, entre outras melhorias.

Desde então, lideranças comunitárias vêm cobrando constantemente a situação junto à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), responsável pela obra, mas reclamam das respostas evasivas e superficiais que não refletem o abandono da praça, que se tornou um local perigoso e mal cuidado. “É um absurdo o que a prefeitura fez. Eles prometeram reformar a praça, não cumpriram e ainda tiraram a ‘Academia a Céu Aberto’. É vergonhoso! Deixaram pior do que estava. Onde foram parar os aparelhos? É preciso cobrar o nosso espaço”, reivindicou o morador e comerciante Misael Alvarenga Filho em entrevista ao jornal Jaraguá em Foco, no final do ano passado.

De acordo com informações da Sudecap ao jornal comunitário, na ocasião, a nova licitação para a retomada das obras, abandonadas pela empresa contratada, estava prevista para ser aberta ainda no segundo semestre de 2016. 

Para participar do debate e ouvir moradores, representantes da Associação do Bairro Liberdade e outras lideranças comunitárias, o requerente da audiência solicitou que fossem convidados os titulares da Secretaria Municipal de Governo e da Administração Regional Pampulha, além do superintendente da Sudecap. O encontro é aberto à participação de qualquer entidade ou cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional