AUDIÊNCIA PÚBLICA

Centro de Saúde Diamante-Teixeira Dias é tema de debate na Casa

Comunidade local reclama de instalações precárias e reivindica a construção de uma nova unidade

segunda-feira, 3 Abril, 2017 - 19:15

Foto: Divulgação CMBH

A precariedade do atendimento no Centro de Saúde Diamante Teixeira Dias, na Regional Barreiro, e a necessidade urgente de novas instalações para abrigar o equipamento serão debatidas por lideranças comunitárias e integrantes do poder público nesta quarta-feira (5/4), na Comissão de Saúde e Saneamento. A audiência pública, requerida pelo vereador Juliano Lopes (PTC), será às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. A reunião é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

De acordo com Lopes, a solicitação do debate público sobre a questão foi motivada por reclamações e denúncias de servidores e usuários, que apontam a insuficiência de espaço e a precariedade das instalações hoje ocupadas pelo equipamento e reivindicam a realização de reformas ou a demolição do atual e construção de um novo centro de saúde para atender a região. Segundo as reclamações dos usuários, a unidade atende um público de quase 15 mil pessoas, mas não conta com espaço suficiente para esse contingente. 

A comunidade local alega que a região possui áreas públicas disponíveis, onde poderia ser implantada uma nova unidade, possibilitando a extensão do atendimento a moradores de bairros vizinhos. A construção do centro de saúde, já debatida em 2015 na Casa a pedido do mesmo vereador, é uma solicitação dos moradores dos Bairros Brasil Industrial, Diamante, Novo Santa Cecília, Vila Pinho, Olaria, Teixeira Dias, Santa Helena e Miramar, que reivindicam a redistribuição geográfica do sistema de atenção primária à saúde com equipamentos mais próximos de suas residências e com maior capacidade de atendimento.

Convidados

A pedido do requerente, foram convidados para o debate a gerente do referido centro de saúde, Adriana Magalhães; o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; a gerente de Saúde da Administração Regional Barreiro, Renata Mascarenhas Bernardes;  o presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Sylvio Ferreira Malta; o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck; e os presidentes da Associação de Moradores do Conjunto Antônio Teixeira Dias, Dimas Silva Santos, e da Associação dos Moradores do Bairro Diamante e Adjacências, Samuel Henrique Sampaio.

Superintendência de Comunicação Institucional