RUAS ESBURACADAS

Em audiência, moradores do Buritis cobram melhorias na pavimentação do bairro

Buracos atrapalham o trânsito na Av. Mário Werneck. Vereadores e comunidade vão discutir com PBH projeto requalificação da área

quinta-feira, 16 Março, 2017 - 19:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Comissão Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário recebeu moradores do Bairro Buritis nesta quinta-feira (16/3). Eles participaram de audiência pública requerida pelo vereador Elvis Côrtes (PSD), que tratou do problema dos buracos que se espalham pelas ruas locais. A situação é mais grave na Av. Mário Werneck, principal via de entrada da região, onde rachadura e descolamentos prejudicam o trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. O representante da Secretaria de Administração Regional Oeste não indicou a data de realização das reformas, mas afirmou que a obra já conta com projeto.

Gasodutos

No ano passado, a Gasmig concluiu a instalação de tubulações subterrâneas de transporte de gás no Buritis. Trata-se do Anel Sul, rede de aço que cruzou 19 bairros da cidade e que implantou gasodutos que atendem pelo menos 16 mil residências locais. A intervenção, no entanto, comprometeu a qualidade do aslfato da Av. Mário Werneck, um das mais movimentadas da região. Segundo o representante da empresa, após as obras, as recomposições asfálticas foram realizadas conforme acordado em contrato com o poder público municipal. No entanto, em função de dificuldades técnicas, não puderam ser recapeados trechos da avenida situados em frente ao Campus do Uni-BH e ao Parque Aggeo Pio Sobrinho.

Segundo a Gasmig, o tipo de reforma necessária nas áreas foge ao escopo de atuação da empresa, e demanda a intervenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que estima investir cerca de R$ 700 mil na reforma.

Conforma explicou o engenheiro da Sudecap, ações simples de recapeamento não resolvem o problema da via, situada em uma baixada para onde convergem as águas da chuva, o que causa infiltrações que fragilizam o asfalto. A obra, nesse sentido, precisa envolver intervenções mais profundas, custosas e demoradas.

Representante da Secretaria de Administração Regional Oeste, Gelson Leite explicou que, atualmente, a PBH está elaborando o programa das obras a serem realizadas em cada região da cidade e que o plano só deve ficar pronto no fim do mês, o que impede a indicação concreta de data para a realização das obras na Av. Mário Werneck. Mesmo assim, garantiu, o entendimento do poder público é o de que a reforma é prioritária. O projeto da obra, além disso, já estaria pronto.

Requerente da audiência, Elvis Côrtes defendeu uma firme participação da Câmara nas articulações para a resolução do problema. Segundo o parlamentar, o objetivo é que Comissão de Transporte acompanhe de perto as demandas dos moradores, de modo a pressionar uma efetiva resolução do problema.  

Tapamento de buracos

Outro problema relatado pela comunidade tem a ver com o excesso de buracos nas demais vias do bairro. De acordo com os participantes da audiência, o problema também estaria ligado a intervenções da Gasmig. Os buracos, de acordo com moradores, estariam sendo registrados de forma mais frequente nos locais onde são abertos pontos de visita à tubulação subterrânea. Uma vez abertos, os pontos precisam ser fechados. A cobertura asfáltica aplicada, no entanto, estaria cedendo, causando fundos desníveis em diferentes partes do bairro.

O representante da Gasmig afirmou que o procedimento é realizado de acordo com as normas técnicas em vigor e com contratos firmados com a prefeitura. Membro da Comissão de Transporte, o vereador Jair di Gregório (PP) criticou o “jogo de empurra” entre a Gasmig e a PBH e defendeu que as demandas cobradas pelos moradores do bairro sejam realizadas com agilidade.

Como encaminhamento, a comissão aprovou o envio, à PBH e à Gasmig, de pedido de informação a respeito do funcionamento das rotinas de fiscalização das obras da empresa pela administração municipal, bem como acerca da qualidade do asfalto utilizado no tapamento dos buracos. A comissão requereu também cópia da íntegra do contrato firmado entre a Gasmig e PBH para a realização das obras. No tocante às reformas na Av. Mário Werneck, o colegiado aprovou a realização de nova audiência pública, dessa vez para debater em detalhes o projeto de recomposição asfáltica no local.

Superintendência de Comunicação Institucional