VISITA TÉCNICA

Abandono do Parque do Brejinho, Região Norte, motiva vistoria da Câmara

Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai ao local na próxima segunda-feira (20/3), às 15h

sexta-feira, 17 Março, 2017 - 18:15
Foto: @ParqueNoBrejinho

Mato alto, entulho, uso de drogas, ocupações irregulares e esconderijo de infratores. O que deveria ser uma área de preservação ambiental e lazer se transformou em pesadelo para ambientalistas e a comunidade do Bairro São Francisco, vizinha ao Parque do Brejinho. O assunto já foi tema de audiência pública na Câmara de BH no ano passado e, na próxima segunda-feira (20/3), às 15h, será alvo de visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

Criado por meio do Decreto Municipal 12.830/2007 e tendo sua implantação recebido a maior quantidade de votos no Orçamento Participativo Digital 2007/2008 - Regional Pampulha, o Parque Ecológico do Brejinho, com área de 57 mil m², até hoje não saiu do papel.

Durante audiência pública em que o tema foi discutido em junho de 2016, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) chegou a informar que o projeto para implantação do parque estava pronto e o início das obras tinha previsão para 2017, com expectativa de conclusão em 2018. Estariam previstas instalações para o local de áreas de lazer, pistas de caminhada e corrida, e área de camping, entre outras

Por requerimento do vereador Rafael Martins (PMDB), a visita técnica ao local, situado na Rua Alcobaça, nº 43, no Bairro São Francisco, tem o objetivo de avaliar denúncias de problemas ambientais no parque, como falta de proteção a nascentes e matas ciliares, esgotos clandestinos e proliferação de lixo.

Foram convidados para acompanhar a atividade a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência Regional de Limpeza Urbana, Fundação de Parques Municipais, Sudecap, Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Natural e Projeto Manuelzão.

Superintendência de Comunicação Institucional