DEFESA DO CONSUMIDOR

Cancelamento de evento no Parque das Mangabeiras será tema de audiência pública

Reunião acontecerá no dia 15 de março, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes

sexta-feira, 24 Fevereiro, 2017 - 18:30
Parque das Mangabeiras

Foto: Portal PBH

A interdição do Parque das Mangabeiras como medida preventiva à propagação da febre amarela impossibilitou a realização de eventos de carnaval naquele local. Os impactos negativos que eventos de grande porte trazem para a fauna e flora local também foram trazidos à tona quando da discussão que levou ao cancelamento dos eventos na maior área verde da capital. Tendo em vista o cancelamento dos eventos carnavalescos e o recente fechamento deste e de outros parques em Belo Horizonte por conta dos perigos de contágio por febre amarela, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor deliberou, na última sexta-feira (24/2), pela realização de audiência pública sobre o tema no dia 15 de março, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Também ficam interditados, por tempo indeterminado, o Mirante do Mangabeiras e o Parque da Serra do Curral, situados em áreas contíguas ao Parque das Mangabeiras. Segundo a prefeitura, mortes atípicas de macacos no Parque das Mangabeiras associadas ao fato de que muitos visitantes poderão não estar vacinados contra a febre amarela recomendam a interdição desses espaços. Outra área pública de Belo Horizonte, o Parque Municipal Jacques Cousteau, localizado no Bairro Betânia, Região Oeste da capital, também foi fechado pela prefeitura para que se evite a propagação da doença.

O vereador Pedro Patrus (PT) lembrou que, ano passado, foi realizada audiência sobre a privatização do Parque das Mangabeiras, medida defendida pela gestão municipal anterior. Ele salientou que, durante a audiência, especialistas demonstraram preocupação com a saúde de animais que lá habitam por conta da realização de eventos de grande porte.

O presidente da comissão, vereador Gabriel (PHS), solicitou que sejam convidados todos os interessados na discussão, inclusive, os promotores do evento Carnavália, que foi impedido de acontecer no Parque das Mangabeiras e transferido para a Serraria Souza Pinto, bem como eventuais consumidores que tenham pago para participar do evento que seria realizado no parque.

Superintendência de Comunicação Institucional