Ao longo dos seus oito anos de existência, o Visite a Câmara já recebeu alunos da pré-escola até a universidade, além de visitantes individuais e membros de entidades da sociedade civil como clubes recreativos. Apenas nos últimos quatro anos, mais de 8 mil pessoas com o objetivo de ampliar sua compreensão sobre a história e o papel do Legislativo na democracia brasileira participaram do projeto. O técnico legislativo Marcelo Sebastião, que atua como instrutor do projeto desde 2013, explica que as visitas são agendadas de acordo com a demanda da sociedade. Ele conta que o projeto busca apresentar, em perspectiva histórica, aspectos concernentes ao Poder Legislativo e à democracia brasileira, de acordo com a faixa-etária, o perfil e o interesse do público atendido.
Nesta quarta-feira (11/5), a Câmara recebeu alunos do 9º ano do Colégio Loyola. Na ocasião, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a estrutura do Estado Brasileiro, com foco nas instituições políticas, na democracia e nas funções do Poder Legislativo. Os participantes puderam fazer perguntas para elucidar suas dúvidas e conhecer o Plenário Amynthas de Barros, onde os vereadores se reúnem durante as reuniões plenárias para votar as proposições legislativas e discutir os assuntos da cidade e do país.
Ampliação de conhecimentos
A aluna do Colégio Loyola, Isabel Leite, conta que tinha pouco conhecimento sobre a Câmara Municipal antes de participar do projeto oferecido pelo Legislativo. “Sabia que era aqui que ficavam os vereadores, mas não sabia o que eles faziam”, conta a estudante. Ela explica que durante a visita aprendeu como é o processo de tramitação de um projeto até tornar-se lei, ampliou seus conhecimentos a respeito das funções de cada um dos poderes do Estado e pôde refletir sobre a democracia.
O estimulo à capacidade reflexiva dos alunos é justamente um dos aspectos que o instrutor Marcelo Sebastião busca alcançar quando atua como instrutor das visitas orientadas. Ele conta que informações técnicas sobre assuntos de grande relevância nacional são abordadas pelo projeto. Dessa vez, os participantes ouviram explicações sobre o trâmite do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional e receberam informações historicamente contextualizadas para refletirem sobre o tema. “Busco fornecer elementos para que os participantes construam seu próprio pensamento sobre os temas abordados e, para que isso ocorra, eu me obrigo a tratar das questões com imparcialidade”, explica.
O Legislativo não é apenas o que sai na imprensa
O estudante Thiago Teixeira, afirmou que sua participação no Visite a Câmara vai ajudá-lo a votar e a se posicionar sobre assuntos políticos como o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele diz que a sua principal fonte de informação sobre política é a imprensa e, portanto, seu conhecimento é pautado pelos assuntos que estão mais em evidência na mídia nacional, como o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. “Não tem muita informação sobre a Câmara Municipal na imprensa”, aponta.
A reduzida cobertura da mídia sobre o processo legislativo municipal contribuiu para que grande parte das informações transmitidas na palestra do Visite a Câmara fossem novidade para o estudante. “Pensei que só fossem falar coisas óbvias, que já fossem conhecidas, mas houve um aprofundamento nos temas”, afirmou Thiago, ao explicar que os conhecimentos ministrados sobre cada uma das etapas do processo de tramitação dos projetos de lei estiveram entre as informações sobre o Legislativo Municipal que mais chamaram a sua atenção.
A professora de Ciências do Colégio Loyola, Andreive Pimenta, que acompanhou os estudantes durante a visita orientada, explica que o objetivo da escola ao se inscrever no projeto foi permitir que os alunos compreendessem o funcionamento das instituições políticas e ampliassem sua percepção sobre os direitos dos cidadãos. Ela conta que até o fim do ano, os alunos irão criar vídeos no formato curta-metragem sobre o tema cidadania, a partir das impressões obtidas na Câmara e em outras instituições públicas visitadas pelo corpo docente.
Inscrições
As visitas podem ser agendadas para acontecerem no período da manhã, de 8h às 11h, ou na parte da tarde, de 14h às 16h30. Para mais informações, acesse aqui.
Superintendência de Comunicação Institucional