TV CÂMARA BH

Guarda compartilhada e chickungunya estão na pauta da semana

Os programas Câmara Entrevista e Câmara Debate vão ao ar no canal 11 da TV a cabo

quarta-feira, 14 Janeiro, 2015 - 00:00
Água acumulada favorece presença de mosquitos transmissores dos vírus do chikungunya e da dengue (Foto: Cláudio Fachel)

Água acumulada favorece presença de mosquitos transmissores dos vírus do chikungunya e da dengue (Foto: Cláudio Fachel)

As novas regras para a guarda dos filhos, em caso de separação, estarão na pauta do programa Câmara Debate desta semana. Já a saúde vai ser tema do Câmara Entrevista, que discute os riscos representados pela dengue e pela chikungunya, doenças transmitidas  mosquitos do gênero Aedes. Os dois programas têm estreia marcada, respectivamente, para esta quinta (15/1) e sexta-feira (16/1), às 18h e poderão ser assistidos na TV Câmara, que vai ao ar no canal 11 da TV a cabo.

Em vigor desde 22 de dezembro do ano passado, a lei federal 13.058/14 determina que, quando ocorre separação, a guarda dos filhos seja compartilhada, salvo nos casos em que um dos pais não desejar a guarda do menor ou não esteja apto a assumi-la. Com a nova norma, a guarda deixa de ser atribuída preferencialmente às mães, o que implica mudanças importantes para famílias e para juízes encarregados de mediar situações de litígio. Na prática, qual é sentido legal da guarda compartilhada? Quais são os impactos efetivos da nova lei sobre as obrigações de pais e mães no tocante à educação de seus filhos? Essas e outras questões estarão na pauta do Câmara Debate, que vai receber especialistas para discutir o tema. Entre os convidados estão Sílvio Augusto Continho, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Minas Gerias (IBDFAM-MG), além da psicóloga Maria José Gontijo e da advogada Ana Carolina Brochado, doutora em Direito Civil e membro da Comissão de Direito de Família da OAB de Minas Gerais.

O programa estreia nesta quinta-feira (15/1), às 18h, e tem reprises no sábado e terça-feira, às 18h,  e na segunda, quarta e sexta às 6h30.

Câmara entrevista

Já o programa Câmara Entrevista vai discutir os impactos de duas doenças transmitidas por mosquitos Aedes: a dengue e a chikungunya, causada por vírus do mesmo nome. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em novembro do ano passado, os casos de dengue no país caíram 61% em comparação com 2013. Ainda assim, 125 municípios brasileiros ainda estão em situação de risco para epidemia, a maioria deles no Norte e no Nordeste. Já a chikungunya atingiu, até outubro de 2014, 824 brasileiros. Entre os sintomas, que são assemelhados aos da dengue, estão febre, dor de cabeça, náusea e dor nas articulações, o que justifica o nome da doença, de origem tailandesa, que significa ‘pessoa curvada’. Fora do Brasil, outros 47 países registram casos da enfermidade, a maior parte deles em regiões tropicais da África, Ásia, América Latina e Caribe. A letalidade da chikungunya, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos comum do que nos casos de dengue.

Para discutir as especificidades das doenças, as formas de prevenção no cotidiano e os planos da Prefeitura para combatê-las, a TV Câmara vai receber em seus estúdios os médicos Josemar Almeida Moura e Helton Santiago, além da gerente de Vigilância e Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Maria Tereza de Oliveira.

O Câmara Entrevista estreia na sexta-feira (2/12) com reapresentações no domingo, segunda e quarta-feira, às 18h, e no sábado, terça e quinta-feira às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional