AUDIÊNCIA PÚBLICA

Parlamentares discutiram futuro do Mercado de Santa Tereza

Moradores criticaram proposta de implantação de escola técnica no local

sexta-feira, 13 Setembro, 2013 - 00:00
Comissão de Administração Pública foi ao Bairro Santa Tereza discutir destino do Mercado Distrital

Comissão de Administração Pública foi ao Bairro Santa Tereza discutir destino do Mercado Distrital

Fechado há seis anos, o Mercado Distrital de Santa Tereza, na região Leste da capital, pode ser ocupado por uma escola profissionalizante automotiva. A proposta foi discutida em audiência requerida pelo vereador Pedro Patrus (PT) e promovida pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, na última quarta-feira (11/9).

A instalação do empreendimento no local depende da flexibilização de lei vigente no município, já que Santa Tereza é classificada como Área de Diretrizes Especiais (ADE). Isso implica a exigência de se adotar medidas para proteger e manter o uso predominantemente residencial do bairro, que possui características históricas e culturais bastante particulares.

A atual legislação permite, por exemplo, que escolas ocupem terrenos com até 400m² na ADE Santa Tereza. O projeto de implantação do curso profissionalizante, no entanto, prevê utilização de uma área 15 vezes maior, correspondente aos 6 mil metros disponíveis no mercado distrital.

No último mês, o Conselho Municipal de Politica Urbana (Compur) aprovou proposta de flexibilização da legislação, o que abriria portas para a implantação do centro de formação automotiva no local.

Repercussão

Karine Gonçalves, representando do Movimento Salve Santa Tereza, criticou a medida: “uma escola automotiva vai de encontro à conceituação da ADE. Santa Tereza tem ruas estreitas e é um bairro residencial”.  Diante disso, ela acredita, o aumento do fluxo de pessoas pode ter efeitos no trânsito, causando transtornos para os moradores. Na mesma linha, o vereador Pedro Patrus (PT) pediu explicações à Prefeitura: “queremos saber qual impacto que uma escola profissionalizante com 4 mil alunos pode trazer para o bairro”.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Custódio Mattos, o projeto ainda precisa ser examinado do ponto de vista urbanístico pelo Executivo. Serão realizados, além disso, estudos técnicos desenvolvidos em diálogo com a comunidade, no intuito de avaliar com maior clareza a pertinência das alterações no bairro.

No fim da reunião, vereadores da capital se comprometeram a acompanhar de perto os resultados dos estudos e o processo de aprovação do projeto de construção da escola.

Superintendência de Comunicação Institucional