AUDIÊNCIA PÚBLICA

Desapropriações para a implantação do BRT na Pedro I serão discutidas em Comissão

Moradores afetados questionam valor das indenizações e incertezas no processo de desapropriação

quarta-feira, 3 Abril, 2013 - 00:00
Imóveis da Av. Pedro I serão desapropriados para obras do BRT

Imóveis da Av. Pedro I serão desapropriados para obras do BRT

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai realizar amanhã (4/4), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para discutir a situação das famílias que serão desapropriadas no entorno da Avenida Pedro I, em decorrência das obras para a implantação do BRT. A reunião, que foi requerida à comissão pelo vereador Adriano Ventura (PT), é uma demanda dos moradores afetados, que questionam a falta de informações e o valor das indenizações pagas pela Prefeitura.

De acordo com Ana Cristina Drumond, presidente da associação dos moradores da Avenida Pedro I, Vilarinho e adjacências, esta será a segunda audiência pública a tratar do tema. Ela explica, no entanto, que “neste momento há o agravante de que muitas famílias que precisam ser intimadas para comprovar a posse de seus terrenos ainda não o foram”. Ainda segundo ela, “o departamento jurídico da Sudecap está ciente de quem são estes moradores que, inclusive, foram mencionados no edital de desapropriação, mas continuam aguardando a oportunidade de se defenderem”.

A representante dos moradores denuncia também que as indenizações estão abaixo do valor de mercado. “Os valores oferecidos pela PBH estão próximos de um terço do valor real do imóvel, e esta situação precisa ser corrigida”, afirma.

São esperados na audiência pública representantes das secretarias municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura, da secretaria municipal adjunta de Direitos e Cidadania, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Defensoria Pública e das famílias que serão afetadas pelas obras da Avenida Pedro I.

Superintendência de Comunicação Institucional