LIDERANÇA DE GOVERNO

Vereador Preto (DEM) será líder do prefeito na Câmara de BH

Professor Wendel (PSB) e Coronel Piccinini (PSB) foram indicados vice-líderes

quinta-feira, 31 Janeiro, 2013 - 00:00

O vereador Wagner Messias “Preto” (DEM) foi indicado pelo prefeito Márcio Lacerda como líder do Executivo na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O papel do líder de governo no Parlamento é de articulação política e interlocução entre os poderes, no sentido de garantir o entendimento na tramitação dos projetos de autoria do prefeito na Casa.

“Vamos conversar com os vereadores sobre a importância dos projetos de interesse da população belo-horizontina que o prefeito encaminha para a Câmara, mostrando a eles tudo aquilo que possa dar mais qualidade de vida para a cidade, e sanando qualquer dúvida. Vamos trabalhar sempre na transparência, para que possamos ter cada dia mais qualidade de vida para a população”.

Entre as prerrogativas regimentais do líder de governo na Câmara está a indicação de dois vice-líderes, a retirada de tramitação de projeto de lei de autoria do Executivo e a participação no Colégio de Lideres, com direito a voz e sem poder de voto. Como as demais lideranças partidárias, o líder de governo tem direito a usar a palavra a qualquer momento no plenário (por tempo não superior a cinco minutos) para tratar de assunto relevante ou para responder a crítica dirigida ao Executivo.

Preto indicou como vice-líderes do prefeito os vereadores Professor Wendel (PSB) e Coronel Piccinini (PSB).

Trajetória

Preto exerce seu quinto mandato no Legislativo da capital e faz parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário há 16 anos. A área de transporte é sua especialidade, sobretudo as ações por melhorias na mobilidade urbana e no transporte coletivo.

Atuante na região Oeste da capital, em diferentes áreas como Morro das Pedras, Prado, Barroca, Gutierrez, Nova Suíça e Gameleira, Preto afirma que seu principal trabalho é com o social, “voltado às pessoas mais necessitadas, para garantir a elas mais qualidade de vida”. Nessa perspectiva, o vereador presidiu na última legislatura a Comissão Especial constituída para promover estudos sobre a legalidade e legitimidade do processo de regularização fundiária nos bairros Pilar e Olhos d’Água.

 Superintendência de Comunicação Institucional