SAÚDE DA MULHER

Novo método de tratamento de miomas será tema de audiência na CMBH

Na pauta, as vantagens do procedimento e a possibilidade de inclusão na rede pública de saúde

terça-feira, 6 Março, 2012 - 00:00
Vantagens da nova técnica serão apresentadas na reunião

Vantagens da nova técnica serão apresentadas na reunião

Por solicitação do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), a Comissão de Saúde e Saneamento realizará audiência pública nesta quarta-feira (7/3) para apresentação e discussão do método de embolização de mioma uterino por meio de embosfera, e a inclusão deste procedimento na política de tratamento do SUS. A reunião será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Os miomas de útero, também chamados fibromas, são os tumores ginecológicos mais comuns e podem estar presentes em até 40% das mulheres em idade reprodutiva. Embora de natureza benigna, podem ocasionar sintomas como dores, sangramentos, aborto e infertilidade. A embolização consiste em bloquear os vasos sanguíneos que nutrem o tumor, por meio de embosferas, causando sua regressão.

Estudo do Hospital das CIínicas de São Paulo mostrou que, diferentemente dos tratamentos cirúrgicos tradicionais, o novo procedimento é pouco invasivo, garante a integridade do útero e permite que a mulher retome suas atividades rapidamente. Segundo o Dr. Marcos Lorenzo Messina, coordenador do estudo do HC, a embolização elimina os tumores em quase 90% dos casos e as chances de reincidência são de menos de 10%, contra 30% na cirurgia tradicional.

Disponibilização pelo SUS

A finalidade da audiência pública na Câmara Municipal é apresentar as vantagens do método, que requer apenas anestesia local e um dia de internação, reduzindo os riscos de infecção hospitalar, e discutir a possibilidade de que venha a ser oferecido na rede pública. Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os planos de saúde no país, já incluiu o procedimento no rol de coberturas.

Para participar do encontro, foram convidados os secretários estadual e municipal de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e Marcelo Gouvêa Teixeira; as presidentes do Conselho Estadual da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Carmem Rocha Dias e Isabel Cristina Lima Lisboa, além do ginecologista Marcos de Lorenzo Messina, do grupo de miomas do Hospital das Clínicas de São Paulo, e o cardiologista e coordenador de Hemodinâmica do Hospital Luxemburgo, Caiser Teixeira de Siqueira Junior.

Superintendência de Comunicação Institucional