AUDIÊNCIA PÚBLICA

Condições do solo e soluções para o bairro Buritis serão discutidas na CMBH

Debate reunirá representantes do poder público, construtoras, especialistas e moradores para avaliar riscos

quinta-feira, 9 Fevereiro, 2012 - 00:00
Condições do solo e prevenção de novos desabamentos serão discutidas na reunião

Condições do solo e prevenção de novos desabamentos serão discutidas na reunião

Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai reunir representantes do poder público, construtoras, especialistas e moradores na manhã desta sexta-feira (10/2) para discutir aspectos geotécnicos do bairro Buritis, região oeste da capital, onde as chuvas provocaram sérios danos a edificações e vias públicas. Possíveis medidas para evitar novos riscos e transtornos também estarão em pauta. Requerida pelo vereador Fábio Caldeira (PSB), a reunião será às 9h30, no Plenário Amynthas de Barros.

De acordo com laudos divulgados recentemente pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), ainda há movimentação do terreno onde ficava o edifício Vale dos Buritis, que desabou no começo de janeiro e causou a interdição de imóveis vizinhos. No documento, os técnicos apontam de deficiências no sistema de microdrenagem da rua até a existência de nascentes de água no entorno como possíveis razões para a instabilidade do solo.

Além do próprio Crea, foram convidados para debater esses aspectos e ações para evitar novas ocorrências na área, representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Belo Horizonte (Ibape/MG), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon) e das construtoras Pódium e Estrutura.

Também são aguardados os secretários municipais de Obras e Infraestrutura e de Serviços Urbanos, promotores de Justiça de Defesa de Habitação e Urbanismo e do Meio Ambiente, juízes da 16ª Vara Cível e da 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, além da Associação dos Moradores do Bairro Buritis.

Superintendência de Comunicação Institucional