Servidores recebem orientações de saúde nos estande da SIPAT

O segundo dia da VIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) contou com cinco estandes em que os servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de receber massagens, obter informações sobre alimentação saudável, medir a pressão, aferir o índice de massa corporal, conhecer técnicas terapêuticas, como a reflexologia dos pés e a auricoloterapia, e tirar dúvidas sobre os distúrbios do sono.
Os funcionários da Câmara puderam relaxar com a Quick Massage (Massagem Expressa) cujos benefícios foram explicados pela massoterapeuta Luciene Carvalho: “A técnica é ideal para combater o estresse, dores musculares e cansaço”. A servidora Júlia Lima, que trabalha no gabinete do vereador Geraldo Félix (PMDB), comprovou a eficácia da massagem: “Me sinto bem mais leve, relaxada. Estou bem mais disposta para trabalhar.”
A estagiária Thaís Gomes participou do estande da auricoloterapia, técnica terapêutica que foca na orelha buscando benefícios em todo o corpo. “Minha amiga fez e me recomendou. Espero que dê certo e melhore minhas cólicas e dores nas costas”, disse.
A Estação Saúde foi o espaço em que os servidores puderam aferir a pressão arterial, medir o índice de massa corporal e circunferência abdominal, além de receber dicas sobre boa alimentação. Mas o que mais chamou a atenção foi o uso da tecnologia: utilizando um videogame cujo controle é feito através de um sensor de movimentos, o estande “Mexa-se” divertiu todas as idades e fez com que todo mundo se exercitasse com uma brincadeira virtual, seja jogando tênis ou andando de bicicleta.
Distúrbios do sono
O dentista e pós-graduado no estudo do sono, Dr. Jorge Caram, participou do evento com o objetivo de orientar os servidores sobre como cuidar do sono, alertando sobre seus distúrbios e sobre as maneiras de lidar com os problemas.
A apneia do sono, segundo o especialista, é uma doença que provoca paradas respiratórias devido a um bloqueio da passagem de ar pela garganta causado pela língua. “A apneia pode ser controlada por meio de um aparelho bucal noturno e é importante o tratamento, pois sendo um problema crônico pode causar derrame ou infarto”, alertou.
O especialista também esclareceu que o ronco é “uma dificuldade de respiração e que causa distúrbio social grave” e que, por isso, deve ser tratado para que a pessoa não se sinta isolada devido ao incômodo que ela pode causar aos outros. Caram também falou sobre o ronco em crianças: “na infância, o ronco é sim uma doença, porque é um problema respiratório que compromete o crescimento”. Ele afirmou que, para adultos, o tratamento pode ser feito através do mesmo aparelho que se utiliza para apneia e, para as crianças, um otorrinolaringologista deve ser procurado.
Confira o vídeo das atividades da SIPAT deste dia
Responsável pela Informação:Superintendência de Comunicação Institucional.