Presidente da FIEMG recebe homenagem na Câmara
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Júnior, foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A indicação para a homenagem veio do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que presidiu a solenidade.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Júnior, foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A indicação para a homenagem veio do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que presidiu a solenidade.
Ao destacar as qualidades de gestão de Olavo Machado Júnior, o Léo Burguês ressaltou a preocupação do homenageado em valorizar a atividade empresarial de Minas Gerais, tornando-a competitiva, sem, no entanto, esquecer-se dos compromissos sócio-ambientais.
Produtos estrangeiros
O vereador Léo Burguês falou da apreensão dos empresários brasileiros em relação à globalização, haja vista a inserção de produtos estrangeiros no mercado interno, nos mais variados segmentos, em competição com os produtos nacionais. Portanto, segundo Léo Burguês, se antes o empresário poderia contar com uma reserva de mercado interno, hoje essa situação exige maior organização administrativa, já que deverá competir com os europeus, russos e chineses, por exemplo.
Olavo Machado defendeu o fortalecimento do empresariado brasileiro, argumentando que há pressão externa contínua de outras economias, que direcionam seus produtos para o Brasil. Machado afirmou que a indústria precisa se modernizar, mostrar-se competitiva e seguir os exemplos externos de empresas com avaliação positiva.
Exemplo da China
Citando o povo chinês como exemplo de determinação e luta, contou que em visita ao país, percebeu o quanto eles têm melhorado a qualidade de vida de seus cidadãos, a partir da reinvenção de estratégias de desenvolvimento. O homenageado elogiou o sentimento cívico dos chineses, que se orgulham de sua nacionalidade e empreendem esforços para melhorar sempre o que fazem.
O empresário disse que, em sua atuação na representação da FIEMG, envidará esforços para melhorar o desenvolvimento econômico-social de Minas Gerais e Belo Horizonte. Segundo Machado, a FIEMG reconhece o Legislativo Municipal e sua importância para melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Luzia Ferreira
A Presidente da Câmara Municipal, Luzia Ferreira (PPS), que compareceu à cerimônia, disse existir, no passado, pensamento equivocado de que os interesses públicos se opunham aos interesses privados, a partir da premissa de que os interesses do empresário em busca do lucro conflitavam como interesse público. No entendimento da Presidente, essa reflexão foi superada e, hoje, percebe-se que esses interesses são complementares.
Presenças
Também participaram da solenidade: a esposa do homenageado, Teia de Araújo Machado; o ex-senador da República Eduardo Azeredo; o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico, Rafael Guimarães Andrade, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia; o Secretário Municipal de Governo, Josué Valadão, representando o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o deputado Estadual de Minas Gerais, Ademir Lucas; o presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Charles Lotfi.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.