HONRA AO MÉRITO

Câmara homenageia Projeto Cariúnas

Câmara homenageia Projeto CariúnasO Projeto Cariúnas – Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte – foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Ocorrida em 6 de agosto de 2010, a solenidade foi fruto de indicação do vereador Edinho Ribeiro (PT do B), que também a presidiu.

quinta-feira, 12 Agosto, 2010 - 21:00

Câmara homenageia Projeto CariúnasO Projeto Cariúnas – Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte – foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Ocorrida em 6 de agosto de 2010, a solenidade foi fruto de indicação do vereador Edinho Ribeiro (PT do B), que também a presidiu.

Segundo o vereador, “o Projeto proporciona aos alunos o contato com a música, a arte e a cultura, tornando-os sensíveis e mais preparados para a vida”. O vereador contou que, nos treze anos de existência, a Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte beneficiou e motivou muitos jovens da periferia de Belo Horizonte, especialmente os da região Norte.

Democratização do conhecimento

Ainda de acordo com Edinho Ribeiro, no “Projeto Cariúnas”, as crianças exercem a cidadania e há democratização do conhecimento, uma vez que crianças com poucos recursos financeiros passam a ter contato com a arte e a cultura.

A idealizadora do Projeto, Tânia Mara Lopes Cançado, enfatizou que a homenagem estende-se a todas as pessoas que atuam em prol do “Projeto Cariúnas”. Tânia Cançado identificou o sucesso do “Projeto Cariúnas” à concretização da “teoria de rede”, tão divulgada na modernidade. Segundo ela, o século XXI caracteriza-se por um período em que, cada vez mais se valorizam as redes sociais.

Círculo virtuoso

Tânia Cançado disse que essa homenagem da CMBH motivará cada um dos colaboradores do “Projeto Cariúnas” e espera que outras ações semelhantes sejam implementadas em Belo Horizonte. Cançado também contou com alegria o fato de que muitas crianças que estudaram no “Projeto Cariúnas” se tornaram professores da Associação, enquanto outros ingressaram na universidade ou se dedicaram às artes: música, dança e teatro.

Presenças

Também participaram da solenidade: Rita de Cássia Souza; Carlos Alberto Cançado; Gláucia Victor, representando o gerente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudio Marcassa; o diretor-fundador da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, Túlio Marques; a fundadora da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, Ubirajara Lopes Cançado; a fundadora da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, Tércia Lopes Cançado; o jornalista e conselheiro da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, Manoel Marcos Guimarães; a representante da editora “O Lutador”, Edna Alves; a “senhora Terezinha”, representando os funcionários da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte; o chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Paulo Lott; a “senhora Waldirene”, mãe mais antiga do “Projeto Cariúnas” e representante dos pais de alunos que estudam na Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte; e Elisa Maria Fonseca de Pina e Antônio Eustáquio, representando os voluntários do “Projeto Cariúnas”.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.