RETROSPECTIVA 2009

Vereadores de Belo Horizonte são condecorados em Brasilía

Vereadores de Belo Horizonte são condecorados em Brasilía Três vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) receberam, no ano passado, o Prêmio do Mérito Legislador 2008. A condecoração, entregue no dia 26 de maio, partiu do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos. O evento foi realizado às 18 horas no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães do Senado.
segunda-feira, 11 Janeiro, 2010 - 22:00
Vereadores de Belo Horizonte são condecorados em Brasilía Três vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) receberam, no ano passado, o Prêmio do Mérito Legislador 2008. A condecoração, entregue no dia 26 de maio, partiu do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos. O evento foi realizado às 18 horas no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães do Senado.

Idealizada pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (IDELB), a iniciativa destacou os 150 melhores projetos parlamentares apresentados em todas as Casas Legislativas do país. Para a seleção foram observados critérios como relevância social, alcance, inovação, impacto, repercussão, participação popular, mudança de hábitos e melhores práticas, em defesa do desenvolvimento do Estado e da Nação Brasileira. 

Os vereadores Luzia Ferreira (PPS), presidente da CMBH, Alexandre Gomes (PSB) e Arnaldo Godoy (PT) foram homenageados por serem autores de iniciativas que se destacaram.  Durante o evento, os agraciados receberam um troféu banhado a ouro e um diploma em pergaminho de animal de couro de caprino curtido.
Geração de Renda da Mulher
A parlamentar Luzia Ferreira foi escolhida para receber o Prêmio do Mérito Legislador 2008, devido ao Projeto de Lei 1.364/07. A matéria deu origem à Lei 9.543/08, que     institui o  Programa de Geração de Renda da Mulher como componente do Plano de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.
O projeto premiado visa a estimular iniciativas coletivas propostas ou já conduzidas por mulheres, através de empreendimentos solidários. Tem, também, por objetivo o acompanhamento para os empreendimentos, em todas as fases do processo, da formação gerencial até a comercialização dos produtos.

Segundo a presidente da CMBH, o objetivo é criar e apoiar programas de inserção produtiva das mulheres, por meio de capacitação e organização de sistemas de apoio à produção, com a finalidade de gerar renda e melhorar a qualidade de vida das mesmas e, consequentemente, de suas respectivas famílias. 

“A comissão responsável pela escolha do projeto entre os 150 melhores do Brasil teve a sensibilidade de observar que os lares mais pobres do país são chefiados por mulheres, que criam seus filhos sozinhas e que, de acordo com dados do IBGE, possuem padrão de renda inferior ao patamar nacional”, observou Luzia Ferreira.

Desfibrilador
Médico e membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal, Alexandre Gomes recebeu o prêmio por ser autor do Projeto de Lei 1.364/07, que deu origem à Lei 9.543/08.
A Lei obriga o Município de Belo Horizonte a manter o Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais de grande concentração de pessoas, como estádios de futebol, ginásios, aeroportos, shoppings, prédios públicos e escolas, para atendimento imediato de vítimas de ataque cardíaco. O desfibrilador é um instrumento médico de socorro imediato que salva vidas.
“É bom ter sido lembrado e reconhecido por esse projeto”, disse Alexandre Gomes. O vereador destacou a importância do desfibrilador como instrumento para evitar a ocorrência de mortes súbitas por arritmia cardíaca. “Em caso de parada respiratória, é necessário que o cidadão receba um primeiro atendimento, até que seja encaminhado para a rede de saúde”, ressaltou.
 
Sacolas ecológicas
O vereador Arnaldo Godoy destacou-se por ser autor do PL 1.332/07, que deu origem à Lei 9.529/08, que dispõe sobre a substituição do uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica por saco de lixo ecológico e sacola ecológica.
Na ocasião, o parlamentar lembrou a importância do uso de sacolas e sacos ecológicos, em substituição ao material plástico. “As sacolas plásticas representam 10% dos resíduos sólidos, dificultando a compactação do lixo urbano”, disse.
A substituição de uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica por saco de lixo ecológico e sacola ecológica, pelos estabelecimentos privados e órgãos e entidades do poder público, tem caráter facultativo pelo prazo de três anos e será obrigatória a partir de então. Arnaldo Godoy acrescentou que a iniciativa, apesar de pequena, já teve adesão  de mercados, panificadoras e drogarias, em Belo Horizonte e em outras cidades brasileiras.
“Fiquei honrado com a condecoração e gostaria de dividir o prêmio com ambientalistas, com a equipe técnica da Câmara e com todos aqueles que apoiaram o projeto”, finalizou o vereador.

O Prêmio do Mérito Legislador simboliza o reconhecimento à seriedade na condução da atividade parlamentar em prol da comunidade e do país. Engrandece também a representatividade do Poder Legislativo na garantia plena dos princípios democráticos e do desenvolvimento social.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).