GALERIA GUIMARÃES ROSA

Espaço recebe várias exposições ao longo de 2009

Espaço recebe várias exposições ao longo de 2009 Telas a óleo, objetos reciclados, bordados, pinturas, desenhos, fotografias, pintura acrílica, acrílica sob tela, escultura de madeira e ferros, artesanato, tecido, cordão de algodão, plástico, capim, palha e fibra de coco.

quarta-feira, 6 Janeiro, 2010 - 22:00

Espaço recebe várias exposições ao longo de 2009 Telas a óleo, objetos reciclados, bordados, pinturas, desenhos, fotografias, pintura acrílica, acrílica sob tela, escultura de madeira e ferros, artesanato, tecido, cordão de algodão, plástico, capim, palha e fibra de coco. Esses foram alguns dos variados materiais e técnicas usados pelos artistas que tiveram a oportunidade de ter seus trabalhos expostos na Galeria Guimarães Rosa, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, ao longo de 2009. 

Entre as exposições que a Galeria sediou no ano passado, figuram “Paredes do Ateliê”, de Mauro Drummond; “Urbhnanterre”, coletiva de alunos da Escola Municipal Marconi; “Projeto Luz e Arte nos Morros”, de alunos do projeto “Luz e Arte nos Morros”; “R$ 2,99”, de Mário Rufino; “Pilhas de Emoção”, de Berenice Abrantes; “Luzes”, de Emira Cadar; “Abstração e Ilusão”, de Soraia Gonçalves, Luiz Gonzaga, Valéria Giorgini e Ângelo Carvalho, entre outras.

Com a exposição “Brilhantes Operárias”, o fotógrafo Inácio Sertebralhe Filho buscou apresentar a rotina múltipla da mulher, que representa simultaneamente o papel de mãe, esposa, trabalhadora e guerreira, que batalha para vencer os obstáculos e garantir espaço no mercado. As fotografias apresentaram 25 mulheres em seus ambientes de trabalho, exercendo profissões como as de juíza de futebol, motogirl, sapateira, borracheira, frentista, pilota de avião, entre outros ofícios registrados pelo fotógrafo.

Em “Pilares de Emoção”, a artista plástica Berenice Arantes reproduziu, através da fotografia e da reprodução digital, memórias da olaria de sua cidade natal, Águas Formosas, situada no Vale do Mucuri. O rio, o campo, a cidade e fatos relacionados à sua vida em Águas Formosas são registrados na pintura acrílica, acrílica sob tela, escultura em madeira e ferro e na reprodução digital.

A exposição “Projeto Luz e Arte nos Morros” foi coordenada pela artista plástica Simone Zanol. Desenhos, pinturas e objetos reciclados, obras de alunos das oficinas das comunidades dos Morros das Pedras, Vila São Jorge I e II, Aglomerados do Cascalho, Associação 1º de maio e Cabana foram apresentados ao público. O objetivo do projeto é socializar e integrar a comunidade a bens culturais, além de incentivar os dons dos alunos para as artes.

112 anos de BH

Até o dia 15 de janeiro, poderá ser visitada na Galeria Guimarães Rosa a exposição “Belo Horizonte: síntese, tom e essência de Minas”, do artista Layou, que comemora os 112 anos de Belo Horizonte. O artista apresenta 112 telas que simbolizam cenários representativos da capital mineira, oferecendo ao público um passeio por pontos turísticos e cenários históricos da cidade. Com suas telas, ele reinventa, de forma inovadora, igrejas, estádios, palácios, prédios públicos, parques, praças e monumentos.

A Galeria Guimarães Rosa tem como objetivo de ser um espaço para convivência e contemplação artística e cultural, bem como construir um espaço institucional na Câmara. As exposições são organizadas pela Diretoria Geral da Casa. Segundo o servidor Elton Santos de Matos, responsável pela Galeria, os artistas que estiverem interessados em expor na Guimarães Rosa devem seguir as regras de edital que será divulgado no site da Câmara em fevereiro deste ano. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3555-1239.
Informações na Superintendência de Comunicação institucional (3555-1105/1445)