REUNIÕES SOLENES E ESPECIAIS

Câmara realiza mais de 130 homenagens no ano 2009

Câmara realiza mais de 130 homenagens no ano 2009 Com a finalidade de homenagear empresas com trajetória de destaque em Belo Horizonte, e personalidades que estiverem em evidência na capital, a CMBH realizou, no ano de 2009, 84 solenes e 54 reuniões especiais.

quinta-feira, 7 Janeiro, 2010 - 22:00

Câmara realiza mais de 130 homenagens no ano 2009 Com a finalidade de homenagear empresas com trajetória de destaque em Belo Horizonte, e personalidades que estiverem em evidência na capital, a CMBH realizou, no ano de 2009, 84 solenes e 54 reuniões especiais.

Entre os vários homenageados, figura a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia Antunes Rocha, que recebeu o Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, em reunião realizada no dia 15 de junho, por iniciativa do vereador Alexandre Gomes (PSB).

Natural da cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Carmem Lúcia ocupa hoje a mais alta corte judicial do País. A ministra já exerceu importantes cargos, entre eles o de procuradora do Estado de Minas Gerais, no governo do Itamar Franco; professora titular de Direito Constitucional da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas); e membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Mérito Legislativo

Durante outra solene, realizada no dia 9 de junho, aconteceu a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, em que a Câmara homenageou 57 personalidades do mundo político, empresarial e educacional da cidade. A condecoração foi criada em 2003, pelo ex-vereador Betinho Duarte, então presidente da Casa, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal.
O Colar é outorgado à pessoa física ou jurídica, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que, pela prestação de serviços ou por excepcional mérito, tenha se tornado merecedora de especial reconhecimento pelo Poder Legislativo do Município de Belo Horizonte. A cada edição o Grande Colar tem um patrono. Em 2009, foi o ex-presidente Afonso Pena, em razão das comemorações do centenário de falecimento do político, ocorrido em 14 de julho de 1909.

Entre as reuniões especiais, destaca-se a ocorrida em 17 de julho para debater o tema Perseguidos, Cassados, Mortos e Desaparecidos Políticos do Brasil, Vítimas do Golpe Militar de 64. O evento foi uma iniciativa do vereador João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT), que presidiu a reunião.

Na ocasião, o vice-presidente da Associação dos Perseguidos Políticos do Brasil, Vicente Gonçalves, afirmou que o objetivo principal da reunião não era comemorar, mas sim protestar contra violências que afetaram as vidas de brasileiros ilustres. Citou nomes de pessoas que lutaram em defesa do povo brasileiro, como Dimas de Anunciação Perin, Orlando Bonfim e José Carlos, e narrou histórias de cidadãos que se dedicaram a causas populares.

Em outra reunião especial, foi comemorado o aniversário de 40 anos do 13º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG), por uma iniciativa do vereador Silvinho Rezende (PT), 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Casa. O evento aconteceu em 23 de julho.
 
Durante a homenagem, Silvinho Rezende, que presidiu a reunião, enfatizou que o Batalhão é referência de integração com a comunidade e foi primordial na prevenção e redução da criminalidade que dominava a Região de Venda Nova. Ele destacou o fato de que a homenagem era uma forma simples de reconhecer publicamente o valor da corporação e destacou o trabalho dos coronéis, policiais oficiais, sargentos, cabos e soldados.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445)