HONRA AO MÉRITO

Câmara homenageia empresa de produção artística

Câmara homenageia empresa de produção artística A Cangaral Produções Artísticas Ltda recebeu Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 15 de dezembro, no Plenário Amynthas de Barros. A homenagem foi feita por indicação da vereadora Pricila Teixeira (PTB), que presidiu a reunião.

quarta-feira, 16 Dezembro, 2009 - 22:00
Câmara homenageia empresa de produção artística A Cangaral Produções Artísticas Ltda recebeu Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 15 de dezembro, no Plenário Amynthas de Barros. A homenagem foi feita por indicação da vereadora Pricila Teixeira (PTB), que presidiu a reunião.

Criada e administrada pelos atores Ílvio Amaral e Maurício Canguçu, a Cangaral é responsável por um dos maiores fenômenos de bilheteria de Minas Gerais: o espetáculo “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, escrito por Ronaldo Ciambroni e dirigido por Sandra Pêra, em julho de 1998, e que está em cartaz há onze anos. A peça já foi vista por mais de um milhão de espectadores em Belo Horizonte, no Rio de janeiro, em São Paulo e em mais de cem cidades, de Norte a Sul do país.
Ao discursar, a vereadora relatou que a Cangaral encontra-se num contexto de expansão cultural e de crescimento das perspectivas para os profissionais das artes. A parlamentar disse a produtora possui, atualmente, grande infraestrutura de apoio logístico e que também realiza trabalhos sociais em escolas do Município, levando os espetáculos a crianças e jovens de Belo Horizonte, como a peça “A Idade da Ameixa”. Também salientou que os dois atores figuram entre os melhores artistas do país.

“O setor cultural brasileiro vive um processo de franca expansão, com a incorporação de empresas e instituições que tem financiado a área cultural. Com isso a cultura nacional tem gerado perspectivas para todos os profissionais que com ela estão envolvidos”, afirmou Pricila Teixeira.

A coordenadora de Projetos da Fundação Arcelor Mittal Acesita, Marília Gama, agradeceu o apoio da Cangaral aos projetos executados pela empresa para a qual ela trabalha. Também o presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais, Rômulo Duque Azevedo, parabenizou a determinação de Ílvio Amaral e Maurício Canguçu em fundar e manter a Cangaral Produções. Rômulo Duque destacou que considera a empresa a mais importante produtora de teatro do país e, os dois artistas que a comandam, grandes profissionais, humanos e amigos.

Ílvio Amaral disse estar muito satisfeito e surpreso com a homenagem, e indicou que não acreditava que o trabalho artístico dele alcançaria tamanha dimensão. Maurício Canguçu, por sua vez, destacou a importância de todos que atuam, juntamente com ele, na promoção dos projetos culturais.

Estiveram presentes à reunião, Luiza Nogueira do Amaral, mãe de Ílvio; Maria Flora Pereira de Carvalho, mãe de Maurício; a supervisora regional de Comunicação Interna da Contax, empresa patrocinadora do Projeto Social Cangaral Produções Artísticas Ltda., Adriana Almeida; o representante da Fiscalis Empresa de Captação de Recursos, Éder de Melo Coradi; o gerente de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudio Marcassa; a supervisora do Teatro SESIMINAS, Vera Brasil; a responsável pela área de promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais, Cláudia Mello.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-11015/1445).