PAPAI NOEL

Câmara comemora o Dia Municipal do Papai Noel

Câmara comemora o Dia Municipal do Papai Noel O Dia Municipal do Papai Noel foi comemorado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na manhã do dia 9 de dezembro. A reunião especial, por iniciativa da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), ocorreu no Plenário Amynthas de Barros.

terça-feira, 8 Dezembro, 2009 - 22:00
Câmara comemora o Dia Municipal do Papai Noel O Dia Municipal do Papai Noel foi comemorado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na manhã do dia 9 de dezembro. A reunião especial, por iniciativa da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), ocorreu no Plenário Amynthas de Barros.

A data, celebrada oficialmente no dia 6 de dezembro, passou a integrar o calendário oficial do Município em 2007, a partir de um projeto de lei de autoria do ex-vereador Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (PCdoB). “Desde 2002, a Câmara já comemorava o Dia de São Nicolau, Dia do Papai Noel. Há dois anos, oficializamos o evento com o objetivo de valorizar essa figura que representa paz e alegria, principalmente para as crianças”, disse Paulão.

A vereadora Maria Lúcia Scarpelli, que presidiu a reunião, destacou que a data deve ser um momento de reflexão sobre o amor ao próximo, a solidariedade e a fraternidade. Segundo a parlamentar, “essa comemoração fecha o ano lembrando a necessidade de manter o espírito de Natal durante o ano inteiro”.

Cerca de 30 crianças do Lar Fabiano de Cristo cantaram músicas natalinas e fizeram uma apresentação teatral, encenando o momento em que os reis magos presenteiam o Menino Jesus. A diretora do Lar Fabiano de Cristo, Antônia Fátima de Souza Alcântara, contou que a instituição filantrópica atua em Belo Horizonte há 40 anos, e em todo o Brasil. O Lar atende famílias em situação de risco social e recebe atualmente 300 crianças e 50 idosos. O espaço realiza um trabalho de promoção integral, com atendimento médico e odontológico, acompanhamento pedagógico, alimentação, realização de oficinas criativas, cursos profissionalizantes e geração de renda.

‘Papai Noel’, representado por Pedro de Souza Reis, recebeu simbolicamente a chave de Belo Horizonte. Pedro de Souza Reis foi homenageado pela CMBH, no dia 13 de novembro, com a entrega do Diploma de Cidadania Honorária, por seus trabalhos sociais. Desde 1994, Pedro sai pelas ruas da cidade, na época do Natal, vestido de ´Papai Noel´, distribuindo carinho, brinquedos e balas. Visita também orfanatos, creches e entidades que atendem crianças e adolescentes.

A esposa de Pedro de Souza Reis, Helena Lopes, conduziu ao Plenário a imagem de São Nicolau, que deu origem à figura de ´Papai Noel`. Nascido no ano 275 na Ásia Menor, e falecido no dia 6 de dezembro de 342, Nicolau se tornou bispo de Mira e evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam. Ficou conhecido principalmente por sua dedicação aos pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente a partilhou com os necessitados. A São Nicolau são atribuídos muitos milagres.

Estiveram também presentes na reunião, entre outros, o vereador Paulo Sérgio ´Paulinho Motorista´ (PSL) e Odilon Amaral, presidente da Associação dos Pastores de Ribeirão das Neves.

 Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).