CONSTRUINDO A CIDADANIA

Alunos de escolas estaduais visitam a Câmara

Exercer a cidadania e conhecer mais sobre a democracia. Sem dúvida, duas ações importantíssimas para a formação de jovens que, no futuro, terão responsabilidades bem maiores. Com essa perspectiva, alunos das escolas estaduais Carlos Góes e Instituto Agronômico visitaram a Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro, a convite do secretário-geral da Casa, vereador Anselmo José Domingos (PTC).

quinta-feira, 10 Dezembro, 2009 - 22:00
Exercer a cidadania e conhecer mais sobre a democracia. Sem dúvida, duas ações importantíssimas para a formação de jovens que, no futuro, terão responsabilidades bem maiores. Com essa perspectiva, alunos das escolas estaduais Carlos Góes e Instituto Agronômico visitaram a Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro, a convite do secretário-geral da Casa, vereador Anselmo José Domingos (PTC).

Os estudantes, que integram o projeto “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC),  foram apresentados aos parlamentares Anselmo José Domingos (PTC) e Pricila Teixeira (PTB), conheceram as instalações da Casa e tiveram palestras sobre o Poder Legislativo. O projeto é desenvolvido no Brasil pela Polícia Militar. 

O secretário-geral destacou a importância da visita. “Os alunos procuram entender o que a Câmara pode fazer por eles. Nós explicamos que a Câmara tem a possibilidade de ser parceira deles na solução de problemas que dizem respeito à comunidade. Na escola ou no bairro, a Câmara passa a ser uma grande parceira, possibilitando que eles próprios tragam a nós os problemas, que são apresentados por projetos de leis, abaixo assinados e outros diversos”.

“O nosso trabalho começa com o tema Cidadania, e nada melhor do que começar pelo Legislativo, que tem o propósito de trabalhar com o cidadão, além de ser uma oportunidade de conhecer a Câmara e os vereadores. Muitos jovens nem sabem como o Legislativo funciona e como as funções dos vereadores são exercidas”, disse o sargento Roberto Batista, do 16º Batalhão da Polícia Militar, um dos coordenares do projeto.

 “Já conhecia a Câmara, mas de uma forma diferente, porque só vim aqui uma vez, para tirar minha identidade. Agora pude ver de perto um vereador, pegar na mão dele e até tirar uma foto. Isso é gratificante! Adorei o Salão Nobre!”, declarou a aluna Bárbara Stefane, que cursa o 1º ano do ensino médio da Escola Carlos Góes.

A visita fez parte do programa desenvolvido pela Escola do Legislativo, o “Escola vem à Câmara” que visa discutir política com foco no parlamento municipal para alunos de escolas do ensino fundamental e de universidades.

JCC

A iniciativa é liderada por jovens que representam as escolas e as comunidades. Os estudantes envolvidos no projeto possuem talentos e habilidades necessários para que o programa funcione em caráter preventivo, em sua forma mais ampla.

O movimento é inspirado em programa preventivo/educativo de segurança pública implantado nas escolas dos Estados Unidos desde 1979, o Youth Crime Watch (YCWA) (Jovens “De Olho” no Crime, em tradução livre), e que desde sua criação vem obtendo sucesso, contribuindo para a redução de problemas de drogas e crimes.

O JCC segue o modelo do YCWA. Contudo, foram feitas algumas adaptações à cultura brasileira e à estrutura institucional, sendo que a principal dessas modificações é a orientação do programa, exercida pela Polícia Militar (PM), apoiada por dirigentes de ensino, professores e pela comunidade, desenvolvendo-se por meio de ações diversas. O projeto é desenvolvido no Brasil desde 1999 e a primeira cidade a aderir a iniciativa foi Bauru, no interior de São Paulo, e assim como nos Estados Unidos, vem conquistando resultados bastante positivos.

Identificar e desenvolver nos jovens lideranças positivas, espírito de cidadania e participação, capacidade de identificação de problemas, habilidade em solucioná-los, além de criar um ambiente seguro para se viver, criar comprometimento com a escola e, o mais importante, garantir o espírito de cidadania são os objetivos do projeto.

O vereador Anselmo José Domingos  ressaltou a importância do JCC. “ É uma forma de interação dos alunos com as escolas, com a comunidade e com as melhorias que eles podem oferecer aos bairros, à escola, às famílias. É um projeto muito interessante”.

O sargento Batista explicou a importância da iniciativa.  “A partir do momento que eles [os jovens] começam a trabalhar em conjunto com a comunidade, eles se expandem para um âmbito maior, trazendo frutos para a comunidade. No geral, todos ganham com as melhorias”.

O aluno Felipe Marley Ferreira Cordeiro, que cursa a 7ª série do Instituto Agronômico, falou sobre sua participação no JCC. “ Você aprende uma maneira de ajudar ao próximo, e a partir daí, surgem os resultados de uma busca comunitária, feita por projetos assim como o nosso”.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).