FÁBIO DE MELO

Padre recebe homenagem na Câmara

Padre recebe homenagem na Câmara A Câmara Municipal homenageou o padre Fábio de Melo com a entrega do Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, no dia 19 de outubro, no Plenário Amynthas de Barros. A reunião foi solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS) e presidida pela parlamentar Luzia Ferreira (PPS).

terça-feira, 20 Outubro, 2009 - 22:00
Padre recebe homenagem na Câmara A Câmara Municipal homenageou o padre Fábio de Melo com a entrega do Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, no dia 19 de outubro, no Plenário Amynthas de Barros. A reunião foi solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS) e presidida pela parlamentar Luzia Ferreira (PPS).

Nascido em Formiga (MG), padre Fábio de Melo é escritor, professor universitário e apresentador. Caçula dos oitos filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona de casa Ana Maria de Melo Silva, lecionou teologia na Faculdade Dehoniana da Taubaté.

De acordo com a vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Casa, por seu desempenho diferenciado o padre Fabio de Melo, fez-se presente não só nos corações   dos belo-horizontinos, mas nos de todos os mineiros, que são orgulhosos do filho que Minas deu ao país.

Segundo a parlamentar, Belo Horizonte, que é capital e coração de Minas, “expressa um reconhecimento que está presente entre todos os mineiros, que constitui um incentivo. Esperamos que, nos muitos anos à frente na estrada de sua vida, os frutos de seu trabalho sejam sempre mais abundantes e sempre repartidos entre nós com a mesma generosidade”.
A presidente também ressaltou a importância das mensagens e canções do homenageado, “que sensibilizam, confortam, encorajam e transmitem solidariedade, fraternidade, amor e paz, e com isso tem sido um agente transformador”.

O vereador Fred Costa relatou a origem simples do padre Fábio de Melo e que sua vocação musical teve incentivo do pai violeiro. Aos 16 anos, colocou-se a serviço da fé e em 2001 foi ordenado sacerdote na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. É graduado em Filosofia e Teologia e pós-graduado em Educação em Teologia Sistemática.

O parlamentar definiu o novo cidadão honorário como “um contador de histórias, que gosta de se aventurar no universo das palavras, porque escrever é uma forma de desvendar o mundo. Padre Fábio de Melo é uma fonte de bênção na vida de inúmeras pessoas por meio de palavras edificadoras, levando esperança não só aos católicos, mas a todos que têm a oportunidade de ouvi-lo”. Fred Costa acrescentou: “Tive o coração tocado e minha vida transformada por meio das mensagens proferidas pelo padre Fábio de Melo”.
O deputado estadual Eros Biondini (PTB) comentou que é admirador do padre, “por ser um homem exemplar, que une o divino com o humano transbordando a sede de amor a inúmeras pessoas que têm a oportunidade de ouvir suas mensagens e músicas”.
Cidadão Honorário
Padre Fábio de Melo disse que os dois anos que esteve em Belo Horizonte para estudar foram importantes em sua vida, enfatizando que esse período foi um preparo intenso para o trabalho de comunicador. Frisou que, para ser humano e responsável por tudo o que fosse sucesso em sua vida, seria importante recordar de seus limites e de sua precariedade. “Deus deu-me muito cedo a capacidade de sonhar e tudo o que é prêmio da minha vida vejo como a misericórdia por parte Dele. Uma regra de cidadania se revela quando se descobre ser capaz de perceber o que existe de ruim em algo e batalhar para que se torne melhor. Através dos meios de comunicação pode-se chegar a muitas pessoas”, disse o homenageado. “De Belo Horizonte sou há muito tempo, mas só a partir de hoje ganhei, de papel passado, o título de cidadão da cidade”, finalizou.
Estiveram, também, presentes à reunião solene, o deputado estadual Célio de Cássio Moreira (PSDB); a procuradora de Justiça, Ruth Lies Scholt Carvalho; Adriana Rocha Teixeira Biondini, esposa do deputado estadual Eros Biondini; o vigário episcopal para Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre José Januário Moreira; o promotor de Justiça, Carlos Fortes; a diretora de Produção Artística da Talentos Produções, Heliomara Marques; o cantor e compositor, Paulinho Pedra Azul; o representante da Juventude Católica, Marcelinho Aro.
Participaram ainda do evento, os vereadores Edinho Ribeiro ‘Edinho do Açougue’ (PT do B); João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT); Maria Lúcia Scarpelli (PC do B); Hugo Tomé (PMN); Sérgio Fernando (PHS) e Bruno Miranda (PDT), 2º secretário da Câmara Municipal de Belo Horizonte .
Informações no gabinete do vereador Fred Costa (3555-1305/1306) e na Superintendência Institucional de Comunicação (3555-1105/1445).