AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discute transporte na região Nordeste

Comissão discute transporte na região Nordeste A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou uma audiência pública, na terça-feira, 25 de agosto, para debater os problemas com relação ao transporte coletivo nos bairros da região Nordeste.
segunda-feira, 24 Agosto, 2009 - 21:00
Comissão discute transporte na região Nordeste A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou uma audiência pública, na terça-feira, 25 de agosto, para debater os problemas com relação ao transporte coletivo nos bairros da região Nordeste. A reunião atendeu à solicitação dos vereadores Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL) e Moamed Rachid (PDT).

Poder Público, órgãos responsáveis e sociedade estiveram presentes à Casa para esclarecer a situação dos bairros Capitão Eduardo, Beija-Flor, Nazaré, Ribeiro de Abreu, Vista do Sol e Paulo VI. Os moradores desses locais têm dificuldade para se locomover até a região central da capital, devido à demora dos ônibus e à falta de coletivos, principalmente aos domingos. Anteriormente, a população local já havia procurado a Comissão para solicitar a audiência.
Sílvio Fontes, representando o bairro Capitão Eduardo, disse que os passageiros estão “isolados”, gastando até uma hora para se deslocar até o centro da cidade, porque são obrigados a descer na Estação São Gabriel e desembolsar mais dinheiro para chegar ao destino.

“Somos o último bairro de BH nessa área. Os ônibus não passam na hora certa, a estação não atende bem aos usuários. Existe um alto índice de assaltos, dentro e fora da estação, e há falta de infra-estrutura, o que compromete a segurança e a locomoção das pessoas, que têm compromissos e chegam atrasadas aos seus destinos”, comentou Fortes. O morador destacou, também, o grande número de passageiros que utilizam os coletivos e a falta de cuidado dos motoristas com os passageiros.
 
Gislene dos Reis, representante dos usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou que os problemas naquela região são corriqueiros e acrescentou que é preciso atitude para resolver os problemas que    atrapalham os munícipes que dependem do sistema público de transporte. Gislene também cobrou uma posição do Poder Público, junto ao órgão fiscalizador de trânsito, para que a equipe possa atender às solicitações.

“Precisamos de respostas urgentes e vontade para fazer as coisas, como no caso da mobilização para a campanha contra o uso de cerol e implantação de antenas nas motocicletas, que deram certo”, lembrou.

Daniel Couto, representando o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor César, comentou que o planejamento do tráfego na cidade tem sido correto, e que a instituição fará o possível para resolver o impasse.
 
“Houve um aumento de 9% na circulação da frota aos domingos e no fim de 2008 mudamos a equipe, conseguindo ganhos para o usuário, como reduzir de sete para cinco o número de pessoas por metro quadrado nos coletivos, o que significa 25% a menos de superlotação. Vamos trabalhar e fazer o máximo possível para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Averiguação
 
O vereador Wagner Messias ‘Preto’ disse que as denúncias feitas pela população, sobre violência e assaltos na estação São Gabriel e na BR-381, devem ser checadas e, se confirmadas, o Legislativo, junto ao Executivo, autoridades e órgãos competentes tomarão as providências cabíveis. 
Durante a reunião, a Comissão aprovou, em 1º turno, o parecer pela aprovação ao Projeto de Lei 161/09, dos vereadores Fred Costa (PHS) e Anselmo José Domingos (PTC), secretário-geral da CMBH, que dispõe sobre reserva de vagas para idosos em estacionamentos públicos.

Os membros da Comissão também aprovaram os seguintes requerimentos: 1781/09, da vereadora Neusinha Santos (PT), solicitando audiência para debater o Orçamento Participativo Digital; 1892/09, do parlamentar João Vítor Xavier (PRP), para realização de audiência no dia 17 de setembro, às 19h30, no clube GCAM, no bairro Alípio de Melo, região Noroeste, para tratar de obras do OP; 1924/09 e 1921/09,  de Léo Burguês de Castro (PSDB), pedindo audiência para discutir, respectivamente, a situação dos call centers da cidade e soluções para desafogar o trânsito de BH; 1925/09, do vereador Adriano Ventura (PT), solicitando audiência pública para abordar a situação econômica do hipercentro; e 1931/09, de João Bosco Rodrigues João ‘Locadora’ (PT), para alterar a data da audiência pública com a finalidade de discutir a revitalização de área comercial em Venda Nova.

Informações no gabinete do vereador Preto (3555-1176/1177) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105-1445).