SOLENE

Dom Aloísio recebe título de cidadão honorário

Dom Aloísio recebe título de cidadão honorário O bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Aloísio Vitral, recebeu o título de cidadão honorário na Câmara Municipal na quarta-feira, 13 de maio, por iniciativa do vereador Sérgio Fernando (PHS).
quinta-feira, 14 Maio, 2009 - 21:00
Dom Aloísio recebe título de cidadão honorário O bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Aloísio Vitral, recebeu o título de cidadão honorário na Câmara Municipal na quarta-feira, 13 de maio, por iniciativa do vereador Sérgio Fernando (PHS).

A solenidade, que contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho, e o arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, lotou o Plenário Amynthas de Barros. Entre as homenagens recebidas merece destaque a apresentação de canto e dança das crianças do Projeto Providência.
 
No discurso de agradecimento, Dom Aloísio aproveitou para refletir sobre as pessoas que vivem em situação de invisibilidade social, sem condições adequadas de sobrevivência. O bispo auxiliar demonstrou preocupação com o aumento da desigualdade social no Brasil e fez um alerta sobre o descaso de “todos nós brasileiros”.

“Se não conseguirmos atingir um milhão e trezentas mil assinaturas necessárias para a Campanha Ficha Limpa, vamos pagar um mico, por favor me desculpem pela expressão”, afirmou. 

A Campanha, realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção eleitoral www.mcce.org.br),  pretende que candidatos a cargos eletivos com processo na justiça e condenados em primeira instância sejam proibidos de participar das eleições até que os casos sejam julgados e os mesmos absolvidos.

Dom Aloíso afirmou ainda que o ser humano deve estar atento ao futuro. Segundo ele, talvez o melhor caminho para vivermos com dignidade seja o da coragem de abrir picadas, trilhas para o futuro. “O futuro será o que ousamos”. E completou: “Nossa nave Terra não pode se tornar um Titanic”.
 
O vereador Sérgio Fernando ressaltou a trajetória social de Dom Aloísio e a emoção por poder prestar tal homenagem. Lembrou os ideais em comum com Dom Aloísio, citando o lema da Campanha da Fraternidade 2009 “A paz é fruto da justiça”. E afirmou que “Dom Aloísio é um promotor da paz”.
 
O arcebispo metropolitano Dom Walmor concentrou o discurso em três temáticas: a relação de Dom Aloísio e Belo Horizonte, a relação entre os dois religiosos (Dom Aloísio e Dom Walmor) e as características de Dom Aloísio. Ao ressaltar o jeito simples, a sabedoria e a serenidade de Dom Aloísio, Dom Walmor afirmou: “O bom é ser bom”.
 
Informações no gabinete do vereador Sérgio Fernando (3555-1330) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).