Escola é homenageada por esforços pelo meio ambiente
A Escola Municipal Hélio Pellegrino recebeu na terça-feira, 30 de setembro, uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo projeto ambiental desenvolvido para salvar o Córrego Nossa Senhora da Piedade. A sessão solicitada pela vereadora Luzia Ferreira (PPS) ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, às 15 horas.

A Escola Municipal Hélio Pellegrino recebeu na terça-feira, 30 de setembro, uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo projeto ambiental desenvolvido para salvar o Córrego Nossa Senhora da Piedade. A sessão solicitada pela vereadora Luzia Ferreira (PPS) ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, às 15 horas.
A instituição está localizada na rua Guilherme Soares, na divisa dos bairros Aarão Reis e Guarani, região Norte de Belo Horizonte. Há mais de 40 anos, os moradores sofriam com os problemas causados pelo Córrego Nossa Senhora da Piedade, como fedor, sujeira e doenças.
A proposta de preservação do córrego surgiu há oito anos, quando os moradores se organizaram e passaram a cobrar soluções ao poder público, propondo a revitalização do local. Como a nascente do córrego fica perto da escola Hélio Pellegrino, a instituição tornou-se parceira da comunidade, com intuito de contribuir para a melhoria da região. Foi então que surgiu a idéia de unir-se ao Núcleo Manuelzão Nossa Senhora da Piedade, e moradores dos bairros Aarão Reis e Guarani.
Mobilização
A parceria permitiu que os alunos da escola desenvolvessem o projeto Construindo a Cidadania na Escola. A iniciativa busca a conscientização comunitária no ataque aos maiores problemas apresentados, sobretudo a poluição do Córrego Nossa Senhora Piedade. Entre as ações desenvolvidas estão a pesquisa de campo, exposições, reportagens, filmagens, edição de vídeos, programa de rádio (da escola e da comunidade); elaboração de panfletos, cartilhas, jornais e revistas em quadrinhos, reuniões comunitárias mensais, gincanas, dentre outras. A escola também realizou manifestações e outras atividades de mobilização.
A vereadora Luzia Ferreira elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição e parabenizou os alunos pelo compromisso com as questões ambientais. “É bom ver tantas crianças aqui reunidas. A iniciativa, em conjunto com a comunidade e Núcleo Manuelzão, intervém na realidade e chama a atenção para a causa ambiental’’, ressaltou a parlamentar.
Segundo Eliana Gabrich Morais Viana, professora do terceiro ciclo da instituição e uma das coordenadoras do projeto Construindo a Cidadania na Escola, a iniciativa mobilizou as pessoas para a causa ambiental e apontou respostas para os problemas sociais da região. “É um projeto de fé. Fé na classe política e no trabalho coletivo, para uma causa coletiva’’, disse. Em 2008, com o término das obras de revitalização do Córrego Nossa Senhora da Piedade, foi inaugurado um parque linear na região.
Participaram, ainda, da reunião solene o representante da Secretaria Municipal de Educação, José Wilson Ricardo; a diretora da Escola Municipal Hélio Pellegrino, Ivani Horta, e a professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Maria Sampaio.
Informações no gabinete da vereadora Luzia Ferreira (3555-13-4/3555-1304) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-11105/3555-1216).