TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Trânsito na avenida Júlio Mesquita é tema de audiência pública

Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário O fluxo intenso do trânsito e a má sinalização da avenida Júlio Mesquita, localizada no Bairro Itaipu, na regional Barreiro, foram os temas discutidos durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, solicit
segunda-feira, 3 Dezembro, 2007 - 22:00
Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário O fluxo intenso do trânsito e a má sinalização da avenida Júlio Mesquita, localizada no Bairro Itaipu, na regional Barreiro, foram os temas discutidos durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, solicitada pelo vereador Anselmo José Domingos (PTC), corregedor da Casa.

O parlamentar apresentou fotos dos pontos considerados mais críticos da avenida e esclareceu que há muitos anos a comunidade convive com esses problemas. Já o vereador Balbino (PRTB) parabenizou aos moradores pela iniciativa. “É visível à intensidade de acidentes que ocorrem no local, motivo suficiente para a urgência na busca de soluções”, ressaltou.

Segundo a presidente da Associação Comunitária da Vila Piratininga – Itaipu, Creuzenir Oliveira de Paula, desde 2005 a comunidade tem enviado pedidos formais aos órgãos competentes, na busca de soluções. “Os acidentes são diários. A última vítima do trânsito será enterrada hoje. Atualmente, as medidas que a comunidade mais reivindica são uma melhor sinalização, revitalização das pistas e iluminação”, lembrou.

O líder comunitário do Bairro Marilândia, Adilson Francisco, acrescentou que os problemas da avenida devem ser encarados como situação de urgência. “Como solução imediata, a BHTrans poderia instalar mais faixas de pedestres na região”, sugeriu.

Para o secretário de Administração Regional Municipal Barreiro, Geraldo Afonso Herzog, dentre os vários problemas que a avenida apresenta, o desrespeito dos motoristas com a sinalização é o mais grave. “Uma questão que merece medidas incisivas”, constatou.

Geraldo Herzog afirmou, também, que entre as intervenções que estão no projeto da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) está a implantação de rotatórias e melhorias na sinalização. Acrescentou que quanto à iluminação, ainda este mês a Prefeitura irá autorizar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a realizar a segunda etapa da troca de lâmpadas da avenida. E no início de 2008, o asfalto da região será trocado.   

Durante a audiência, o vereador Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), sugeriu à presença de um agente se segurança para vistoriar o trânsito na avenida. Segundo o gerente da Ação Regional Barreiro e representante da BHTrans, Gilvaldo de Vasconcellos Costa, o trecho que percorre a região do Barreiro é prioritário.  “Entretanto, o projeto não é tão simples, por compreender uma via de tráfico intenso. Mas há empenho na busca de soluções”, afirmou.

Informações nos gabinetes dos vereadores Anselmo José Domingos (3555-1172/1173), Balbino (3555-1107/1126) e Wagner Messias ‘Preto’ (3555-1176/1177)