Câmaras da Região Metropolitana de BH se reúnem em Fórum



“A iniciativa do Fórum é da Câmara Municipal de BH, mas o evento é de todos os legislativos municipais e também da sociedade. Nossa expectativa é que funcione como um espaço para os debates metropolitanos. A idéia é contribuir para a formação de uma consciência metropolitana de fato”, esclarece Maurício Leite de Moura e Silva, chefe da Divisão de Consultoria Legislativa da Câmara Municipal.
Iniciativa inédita no país, o Fórum pretende reunir os 34 municípios da Região Metropolitana da capital numa discussão permanente sobre as políticas públicas de desenvolvimento destes municípios. “Uma rede de comunicação intermunicipal favorece um pensamento metropolitano, agregando interesses comuns e disponibilizando experiências vividas pelos municípios que fazem parte da RMBH. Juntas, estas localidades representam o oitavo aglomerado urbano da América Latina”, lembra Guilherme Minassa, Superintendente de Comunicação da CMBH.
Exemplo
O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Crea-MG e o Observatório das Metrópoles, do Núcleo de Extensão da PUC-Minas, serão os parceiros da CMBH na realização deste Fórum.
O presidente do Confea, engenheiro Marcos Túlio de Melo, acredita que o fórum ganhará seguidores em todo o país: “Quem tem mais condições de pensar a médio e a longo prazo é mesmo o Legislativo. O Executivo, em geral, fica preso a questões de gestão imediata. Tenho certeza de que esta iniciativa deve pautar não só outras Câmaras e Assembléias, como até mesmo o próprio Congresso Nacional”, disse.
Outra entidade que se manifestou favorável à proposta do Fórum foi o Ministério das Cidades. Renato Balbim, representante do Ministério, disse que o governo é favorável à mobilização e à conscientização metropolitana, “até porque é nessa faixa urbana que se concentram os grandes problemas que todo gestor deve administrar,” afirmou.
Programação
Cerca de dois mil convites já foram expedidos pelo Cerimonial da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Todos os vereadores da Região Metropolitana foram convidados e o vice-governador de Minas gerais, Antonio Anastásia, fará a palestra magna na abertura do evento. O Fórum Metropolitano Permanente tem como público-alvo os municípios que fazem parte da RMBH, incluindo prefeitos, vereadores e técnicos; órgãos estaduais envolvidos com a questão metropolitana; órgãos técnicos e de pesquisa; além de agentes e potenciais parceiros como Organizações Não Governamentais - ONG’s , entidades de classe e da sociedade civil.
No início de agosto, será divulgado um folder com toda a programação do fórum e também estarão disponíveis nos sites da Câmara Municipal de BH, do Crea-MG e da PUC-Minas, todas as informações sobre o Fórum Metropolitano, bem como as fichas para inscrição.
Informações na Coordenadoria de Comunicação Institucional (3555-1105/1216)