Notícias da Câmara - 26/01/07
2006: Luzia Ferreira privilegia participação e bem-estar socialO convite à população para participar das decisões políticas do município, influindo na solução de problemas de seu dia a dia, marcou a atuação parlamentar da vereadora Luzia Ferreira (PPS) ao
A regularização fundiária do bairro São Bernardo, esperada há 40 anos pelos moradores; a garantia da presença de médicos nos centro de saúde da periferia; a preparação da região de Venda Nova para receber o Centro Administrativo do Governo do Estado a ser instalado no Hipódromo Serra Verde foram temas debatidos.
quinta-feira, 25 Janeiro, 2007 - 22:00

A regularização fundiária do bairro São Bernardo, esperada há 40 anos pelos moradores; a garantia da presença de médicos nos centro de saúde da periferia; a preparação da região de Venda Nova para receber o Centro Administrativo do Governo do Estado a ser instalado no Hipódromo Serra Verde foram temas debatidos.
Outras audiências trataram do pagamento da dívida dos precatórios alimentares da Prefeitura; da implantação do cartão eletrônico de ônibus para os idosos; de soluções de transporte demandadas pelo bairro Serra Verde.
Funcionalismo
Em todos os casos, foram dados importantes passos no encaminhamento de soluções para os problemas debatidos. Um destaque foi a audiência dos precatórios, da qual surgiu a idéia de parcelamento dos débitos de maior valor, de forma a permitir que a fila de espera ande, fazendo justiça a milhares de servidores aposentados e da ativa. A defesa e valorização do servidor público, com a conseqüente elevação da qualidade da prestação de serviços à comunidade, também foi um ponto forte da atuação da vereadora.
Entre outros projetos, Luzia Ferreira apoiou e ajudou a aprovar os planos de carreira dos procuradores municipais, dos servidores da Fundação Zoobotânica, dos auditores fiscais e dos servidores da SLU e a concessão de reajustes salariais aos engenheiros, arquitetos, professores, fiscais sanitários e cirurgiões dentistas da PBH. Em outra frente, colocou em discussão, em duas audiências públicas, o decreto que alterou o crédito consignado aos servidores.
Reciclagem
Em frentes mais amplas, a parlamentar aprovou em lei a criação de Usinas de Reciclagem em cada regional, para transformar em produtos úteis o entulho proveniente da construção civil e da poda de árvores. Outra lei de sua autoria criou o título Hospital Amigo da Mulher para agraciar instituições que se destacarem na qualidade da assistência integral à saúde da mulher, contribuindo para diminuir os índices de mortalidade materna e infantil.
Particularmente na região Nordeste, a vereadora acompanhou de perto o desenrolar das obras da Linha Verde e atuou no sentido de garantir recursos para a revitalização do canteiro central da avenida José Cândido da Silveira e a implantação dos equipamentos esportivos que virão consolidar o Parque Linear, criado por lei de sua autoria e sancionada em 2005.
“São R$ 400 mil que buscamos para essa obra, através de emendas aos orçamentos de 2007, tanto do município de Belo Horizonte como da União, esta última em parceria com o deputado federal Sérgio Miranda”, explicou a vereadora.
Ciclovias
O mandato de Luzia Ferreira também avançou com a proposição de novos projetos, entre eles o que institui para o município uma Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Motocicletas, mediante implantação do sistema cicloviário e de estacionamento para bicicletas, inclusive em pátios das estações do metrô. Um dos objetivos é o trânsito mais fluente e com menor índice de poluição.
Papel relevante desempenhado pela vereadora diz respeito ainda a intervenções no orçamento municipal para 2007. São 33 emendas de sua autoria, a maioria privilegiando melhorias na infra-estrutura urbana da Capital, especialmente voltadas para regiões mais carentes de investimentos. Um destaque é a destinação de mais recursos para o Programa de Redução de Danos e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids.
Desafio
O ano de 2006, de acordo com a vereadora, foi marcado também pela sua candidatura a uma vaga no Legislativo estadual. Em um ambiente de consolidação da democracia, com as eleições impondo a pauta dos debates no País, o desafio da disputa eleitoral teve o sentido de contribuir para ampliar as alternativas do eleitor.
“O objetivo é atuar em favor da adoção de políticas públicas integradas para a Região Metropolitana, onde são maiores e mais agudos os problemas urbanos e sociais”, constatou Luzia Ferreira.
Texto do gabinete da veradora Luzia Ferreira
Contato: 3555-1303/1304
e-mail: luziaferreira@cmbh.mg.gov.br
Contato: 3555-1303/1304
e-mail: luziaferreira@cmbh.mg.gov.br