1988
A inauguração da sede da Avenida dos Andradas
Em diferentes momentos da história do legislativo municipal, houve o desejo de construir uma sede própria que atendesse às demandas de ampliação do espaço de trabalho para vereadores(as) e funcionários(as). A partir da Resolução nº 1.135 de maio de 1988, foi autorizada a transferência de sede. Nesse sentido, em 1988, foi inaugurada a sede atual da CMBH.

Apresentação do projeto do novo prédio da CMBH no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença do Prefeito de Belo Horizonte, Sérgio Mário Ferrara, e com o presidente da CMBH, Paulo Portugal [1987]. Fonte: Acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte/Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
1988
A promulgação da nova Constituição Federal
O ano de 1988 foi marcante para a ampliação da cidadania e para a consolidação da redemocratização do país: em 5 de outubro foi promulgada a nova Constituição Federal. Conhecida como Constituição Cidadã, a carta magna significou a ampliação de direitos e garantias fundamentais para diferentes grupos sociais e, no âmbito municipal, significou, entre outras coisas, o início do processo de construção da Lei Orgânica Municipal.

Chuva de papel picado em plenário após a aprovação do texto e o anúncio do fim dos trabalhos da Constituinte (1988). Fonte: Arquivo do Senado Federal.


