CÂMARA MIRIM

Vereadores mirins vão discutir e votar projetos de lei

O encontro será na próxima quarta-feira (16/9), às 13h30 no Plenário Amynthas de Barros

terça-feira, 15 Setembro, 2015 - 00:00

Os jovens estudantes que integram o projeto Câmara Mirim se encontram nesta quarta-feira (16/9), às 13h30, para apreciar proposições de sua autoria em áreas como saúde e cultura. Como acontece no Parlamento Municipal, eles ocuparão as cadeiras do Plenário Amynthas de Barros e vão experimentar o debate político e a tomada de decisão sobre temas da cidade. Na mesma reunião, tomarão posse presidente (Ana Luisa Abreu), vice (Eduardo Lacerda) e secretária (Raissa Kastner), eleitos pelos colegas.

Ao todo serão votados seis projetos, dentre eles um que assegura o atendimento psicológico, assistência social e médica aos estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte e outro que dispõe sobre a implantação de teatros de arena em cada regional de BH. A análise das proposições continua no próximo encontro, agendado para o mês de outubro. Ao final dos trabalhos, as propostas aprovadas seguem para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde os vereadores podem transformá-las em proposições que tramitem no Legislativo da capital.

O projeto

O projeto Câmara Mirim é fruto de um convênio celebrado entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG.

O objetivo do projeto é promover a educação para a cidadania junto aos alunos da rede municipal de educação, por meio da formação política e do debate de temas relacionados às áreas social, ambiental, econômica e política. O Câmara Mirim tem como foco a instituição legislativa e utiliza, como instrumento pedagógico, a formação de um parlamento mirim do município.

Superintendência de Comunicação Institucional