PRÉDIOS PÚBLICOS
Iniciativa pretende oferecer mais segurança a idosos

terça-feira, 29 Dezembro, 2009 - 22:00


De acordo com o projeto, os corrimãos devem ser instalados dos dois lados das escadas, com altura entre 75 e 85 centímetros, fixados de forma a fornecer o maior apoio possível e necessário à segurança dos usuários. As edificações que só tiverem parede de um lado da escada deverão possuir um guarda-corpo, paralelo à parede nos degraus, onde se encontra o corrimão propriamente dito.
O Professor Elias Murad afirma ter visto vários casos de pessoas que se machucaram devido à falta de corrimãos. “A maioria era idoso”, diz. Segundo o parlamentar, “a instalação de corrimãos, com certeza, trará mais tranquilidade para as pessoas, evitando os acidentes que têm se tornado frequentes no dia-a-dia daqueles que, com alguma dificuldade, muitas vezes decorrentes da idade, se arriscam ao subir e descer escadas – a maioria delas abertas – sem nenhum apoio físico que facilite a sua locomoção.”
Rejeição
O projeto já foi submetido, em 1º turno, às comissões de Legislação e Justiça e de Meio Ambiente e Política Urbana. Esta última o rejeitou por considerar que a matéria já está contemplada de forma ampla na legislação atual.
De acordo com a parecer da Comissão, cujo relator foi o vereador Alexandre Gomes (PSB), a Lei 11.666 de 9 de dezembro de 1994 e o Decreto-lei nº 84, de 21 de dezembro de 1940, tratam do assunto com bastante ênfase. Foi citada, ainda, a Lei 9.078 de 19 de janeiro de 2005, artigo 21, parágrafo único, que reza o seguinte: “O percurso acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e obstáculos”.
O projeto ainda deve ser apreciado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas antes de ser votado em Plenário. O Professor Elias Murad acredita que a proposta será aprovada por sua utilidade pública.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).