BULLYING

Câmara recebe exposição que combate o bullying

domingo, 3 Outubro, 2010 - 21:00

Câmara recebe exposição que combate o bullyingA mostra de cartazes “Ações Contra o Bullying” foi aberta ao público no dia 4 de outubro de 2010, no Espaço Empório Ferrarinha, na Câmara Municipal. A exposição, que conta com obras de alunos de várias escolas municipais, tem o objetivo de representar, por meio de desenhos, frases e cores, a opinião dos estudantes sobre o bullying. A iniciativa é do vereador Adriano Ventura (PT) e faz parte das atividades desenvolvidas pelo parlamentar sobre o tema. A exposição vai até o dia 15 deste mês.

O tema bullying tem ganhado destaque nos dias atuais e é motivo de preocupação de especialistas, educadores, pais, imprensa e poder público. Segundo o vereador, este tipo de violência deve ser combatido e tratado de forma séria. “Bullying não é brincadeira. O combate de qualquer ação que expresse violência nas escolas deve ser algo permanente, que envolva a vigilância e a proibição de atitudes que atentam contra a dignidade da pessoa humana”, disse.

A mostra “Ações Contra o Bullying” vem para complementar o objetivo do vereador de mobilizar toda a comunidade escolar para uma campanha permanente em prol de uma cultura de paz e respeito. Neste ano, Adriano Ventura, que é professor, elaborou uma cartilha com intuito de conscientizar estudantes e professores para esses tipos de agressão física ou psicológica.
O parlamentar também realiza palestras voltadas, principalmente, para pais e educadores nas escolas municipais da capital.

Veja a reportagem da Cartilha do Bullying
 
"Como são formadores de opinião, eles [pais e professores] têm um poder de conscientização e mobilização muito forte. Vítimas, agressores e testemunhas apresentam comportamentos característicos e o perfil dos envolvidos deve ser observado por professores, pais e colegas”, explica o vereador.

Projeto de Lei

Aguarda apreciação em primeiro turno o PL 596/09, de autoria do vereador Adriano Ventura, que dispõe sobre a “criação do programa BH Trote Solidário e Cidadão e proíbe práticas de trotes violentos e bullying presencial e virtual nas escolas do município de Belo Horizonte”. O PL está na pauta de votação e deve ser apreciado no início de outubro.

Programação da exposição

• De 4 a 15 de outubro – Espaço Empório Ferrarinha, Câmara Muncipal (avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia)

• Em novembro – Centro Cultural Urucuia (rua Lucas de Carvalho Santos, s/ nº, bairro Urucuia). Data ainda não foi definida.

• Em dezembro – Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH (Rua Carangola, 288, Santo Antônio). Data ainda não foi definida.

O que é bullying?

A palavra de origem inglesa designa atos de violência física ou psicológica, intencionais ou repetitivos, sem motivação evidente, praticados por uma ou mais pessoas contra outra(s), causando dor e angústia, numa relação desigual de poder.

Belo Horizonte é a segunda capital do país em intimidação nas escolas, perdendo apenas para Brasília. Segundo pesquisa do Ibope, 35,3% dos estudantes das escolas mineiras revelam que sofreram bullying.

Ouça o Debate na Rádio Itatiaia do dia 10/07 que fala sobre bullying

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional.