AUDIÊNCIA PÚBLICA

Políticas públicas para pessoas com paralisia cerebral em debate nesta quinta (4/4)

Intervenção precoce, transporte e equipamentos adaptados, falta de insumos e capacitação de professionais estão entre os temas

quarta-feira, 3 Abril, 2024 - 15:45

Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social - Curitiba

A dificuldade de acesso às políticas públicas voltadas às pessoas com paralisia cerebral será discutida na Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (4/4), a partir das 13h, no Plenário Camil Caram. A audiência pública, requerida por Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB) reunirá gestores e conselheiros municipais, Ministério Público e Defensoria Pública para ouvir as famílias e discutir os problemas enfrentados na rede de atendimento, nos serviços públicos prestados pelo Município e na educação inclusiva, entre outros temas. A audiência pode ser acompanhada presencialmente por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou em tempo real pelo Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube. Comentários, perguntas e sugestões podem ser enviados remotamente por meio de formulário eletrônico disponível até o encerramento da reunião.

Para justificar o pedido da audiência, Reinaldo Gomes alega que as dificuldades de acesso e as deficiências na execução das políticas públicas de atendimento a pessoas com doenças atípicas foram relatadas por mães que possuem filhos com paralisia cerebral. Baseado nas reclamações e reivindicações das famílias que enfrentam o problema, o parlamentar selecionou questões essenciais a serem debatidas com o poder público e as entidades garantidoras de direitos, a fim de superar os desafios do atual cenário e, principalmente, pensar em perspectivas para a melhoria desse contexto.

Entre os temas a serem tratados, destacam-se a ampliação do Centro de Reabilitação (Creab) Leste para atendimento da intervenção precoce; ampliação do programa " Melhor em Casa" e sua execução; criação de um canal direto com a Polícia Municipal para denunciar estacionamento irregular em locais destinados a deficientes e idosos; garantia da oferta de equipamentos, como cadeira de rodas e de banho; falta de transporte adaptado para consultas, terapias e escolas; capacitação dos professores da educação inclusiva; e a constante falta de insumos;

Convidados

Para participar do debate, são aguardados os titulares ou representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Subsecretaria da Pessoa com Deficiência; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Conselho Municipal de Saúde; Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde; Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência; e mães de pessoas com deficiência cerebral.

O encontro será transmitido ao vivo no Portal CMBH e no canal da Câmara no YouTube; perguntas, sugestões e comentários já podem ser encaminhados aos participantes por meio deste formulário, que será recebido até o final da audiência.

Superintendência de Comunicação Institucional