POLÍTICA URBANA

Moradores do Bairro Ouro Preto pedem mudança em itinerários de ônibus

Comunidade aponta que circulação de coletivos pode estar causando trepidação e rachaduras em imóveis da Rua Forluminas

segunda-feira, 13 Novembro, 2023 - 18:15

Foto: Portal CMBH

Moradores da Rua Forluminas, no Bairro Ouro Preto, participaram nesta segunda-feira (13/11) de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, realizada por requerimento do vereador Jorge Santos (Republicanos). No encontro, eles se queixaram do aparecimento de rachaduras em imóveis situados na via e elencaram, entre as eventuais causas do problema, o trânsito de ônibus no local, que provoca trepidação nos imóveis. A representante da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) afirmou, na reunião, que o órgão realizará estudos para avaliar a possibilidade de alteração dos itinerários. 

De acordo com Jovito Balsamão, morador da Rua Forluminas, vistoria da Defesa Civil, ocorrida último mês de julho, constatou presença de rachaduras nas casas, além de afundamento no asfalto. Em uma das residências, inclusive, um muro corre risco de desabar. Ainda segundo o morador, o padrão das trincas seria similar em diferentes residências, embora o tipo de edificação e os materiais utilizados na construção sejam diferentes. 

Visita técnica

Requerente da audiência, o vereador Jorge Santos realizou visita técnica ao local no último mês de agosto. Na oportunidade, segundo o parlamentar, a comunidade apontou que as trincas e rachaduras começaram a aparecer após a via passar a integrar o itinerário dos ônibus, razão pela qual o parlamentar defendeu, em conjunto com os moradores presentes na audiência, que os itinerários sejam alterados, com o redirecionamento dos ônibus para vias nas quais o fluxo não traga prejuízos a quem vive no entorno.

Estudos

Representante da Sumob, Gabriela Pereira afirmou que a demanda será encaminhada para as equipes técnicas do órgão, de modo a viabilizar os estudos necessários para avaliar a possibilidade de mudança. Segundo a gestora, os trâmites relativos às alterações de itinerário incluem, além de estudos técnicos, a escuta da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT), instância de participação popular regional coordenada pela BHTrans, que visa assegurar à comunidade o envolvimento no processo de elaboração e implantação das políticas de trânsito e transporte. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para debater os  impactos da circulação de ônibus na Rua Forluminas,  Bairro Ouro Preto - 38ª Reunião Ordinária: Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana