DRENAGEM URBANA

Problemas de escoamento de água de chuva serão averiguados em quatro bairros

Utilização de praça no Sion como canteiro de obra motivou pedido de visita técnica. Tapumes e contêiner ocupam o local

quarta-feira, 19 Abril, 2023 - 13:00
Imagem na tela do computador de uma obra de drenagem em andamento

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

Incapacidade do sistema de escoamento de água pluvial em quatro bairros de BH (Nossa Senhora de Fátima, Ribeiro de Abreu, Tupi e Vila Suzana) motivou a realização de visitas técnicas pela Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana a partir da próxima semana. Os agendamentos foram feitos em reunião do colegiado nesta quarta-feira (19/4), quando também foi definida a fiscalização do cercamento da Praça Miguel Chiquiloff, no Bairro Sion, com tapumes e instalação de um contêiner. De acordo com a Prefeitura, a praça será usada como canteiro durante a execução de obras de drenagem no entorno, mas a população não teria sido informada. 

Escoamento de água pluvial

A pedido de Loide Gonçalves (Pode), a comissão acatou pedidos de visitas técnicas para avaliar a necessidade de obras para escoamento de água pluvial. As atividades terão início na quinta-feira (27/4), às 10h30, na Rua José de Paula Cotta, em frente ao número 120, Bairro Tupi. De lá, a equipe deverá seguir para a Rua Miramar, Bairro Ribeiro de Abreu. O ponto de encontro será em frente ao número 70, às 11h30. De acordo com a justificativa, a incapacidade de promover um escoamento adequado faz com as ruas fiquem intransitáveis nos dias de chuva, causando inúmeros transtornos aos moradores do local.

Ainda no dia 27 de abril, às 14h30, os membros da comissão deverão se encontrar na Rua Paiva, Bairro Nossa Senhora de Fátima, para verificar as condições estruturais dos imóveis, com vistas a viabilizar obras de escoamento de água pluvial, bem como obras de contenção de encostas que ameaçam desabar no local. Para acompanhar as visitas, foram convidados os secretários municipais de Governo, Josué Valadão; e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; e o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira; além do diretor de Gestão de Águas Urbanas,  Ricardo de Miranda Aroeira. 

Também estão previstas visitas técnicas na Vila Suzana e no Bairro Tupi, onde os sistemas de drenagem localizados na região que não dão conta do volume de água pluvial, o que acarreta o alagamento da área e, por consequência, coloca em risco a segurança e a saúde dos moradores e dos estabelecimentos. Marcada para o dia 16 de maio, às 10h30, a atividade na Vila Suzana terá como ponto de encontro a Avenida Cristiano Machado, 10.689. Já a visita ao Bairro Tupi está marcada para o dia 18 de maio, às 10h30, na Rua Hermes Fontes, 96. 

Serão convidados o secretário municipal de Governo, Josué Valadão; e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; e o diretor de Gestão de Águas Urbanas,  Ricardo de Miranda Aroeira. Durante as visitas técnicas, os representantes da Prefeitura deverão apresentar as informações e os prazos referentes às possíveis soluções e providências cabíveis. 

Praça fechada para obras

A Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana acatou o pedido de Fernanda Pereira Altoé (Novo) para realização de visita técnica à Praça Miguel Chiquiloff, no Bairro Sion, na próxima quarta-feira (26/4), às 11h30. Segundo a vereadora, a praça foi adotada pelos moradores do entorno, que “realizaram melhorias na iluminação, colocaram bancos e lixeiras, além de realizarem ações contínuas para preservar os jardins e deixar o espaço limpo”. Entretanto, sem que a comunidade fosse informada, recentemente, a Prefeitura de Belo Horizonte cercou a praça com tapumes e instalou um contêiner no local, “para usá-la como canteiro de obras”.  No portal, a PBH informa que iniciou a execução das obras de drenagem no entorno da Praça Miguel Chiquiloff, no Bairro Sion, com o objetivo "aumentar a capacidade de captação e escoamento das águas naquele local, dando mais segurança para os moradores e veículos que transitam na região nos eventos de chuvas fortes”.

Além de colocar a população ciente das intervenções que serão realizadas no local, os parlamentares querem compreender quais serão as ações da Prefeitura na praça e em seu entorno, qual será o tempo de duração e se há a possibilidade de alteração do local do canteiro de obras. Representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Coordenadoria de Atendimento da Regional Sul serão convidados para acompanhar os trabalhos.

Superintendência de Comunicação Institucional